thumb do blog
thumb do blog

Feira Nacional da Cultura do Calebe Universal leva informação e serviços em Moçambique

Membros e convidados puderam participar de momentos de alegria e cuidado espiritual

O Grupo Calebe realiza o trabalho de cuidado com as pessoas da melhor idade não apenas no Brasil, mas em diversos outros países onde tem o trabalho da Universal. Em Moçambique foi realizado o Movimento Especial, um encontro para as pessoas da melhor idade receberem apoio espiritual, serviços sociais, se divertirem em interações sociais e, também, conhecerem mais a fundo o trabalho do Grupo.

O Cenáculo da Universal na capital Maputo foi escolhida para a realização do evento, onde participaram 90 pessoas e dessas, 70 receberam algum tipo de atendimento.

Durante o momento do cuidado espiritual, o bispo Alaor Passos falou sobre a pessoa que é de Deus, ser um referencial neste mundo.

“Para o membro do Calebe que é da fé, não basta dar exemplo, mas sim, ser o próprio exemplo. O bispo Macedo não dá exemplo, ele se faz exemplo em tudo o que faz, porque confia em Deus e se dispõe a servi-Lo”, afirmou o bispo Alaor.

Diversos serviços foram oferecidos para beneficiar os participantes do movimento, tais como: nutricionistas, como a doutora Angélica que mostrou os benefícios das frutas silvestres no organismo. Advogados, enfermeiros e médicos prestaram assistência, além de orientar os idosos e seus convidados a terem uma vida mais saudável ou como obter o reconhecimento de seus direitos, todos estes benefícios são feitos por meio dos projetos do Grupo e quem participou da reunião pôde conhecer como eles trabalham. Um exemplo foi o stand do Projeto Ler e Escrever, que dá oportunidade para pessoas de todas as idades conquistarem o direito da alfabetização. No stand foram realizados cadastros de novos alunos.

Pedro Vasco é membro do Calebe Universal e diz que tem aprendido muito nas atividades do Grupo.

“Temos aprendido muitas coisas boas, que nos beneficiam em todas as áreas da nossa vida e é bom saber que temos importância para Deus e a sociedade”, disse Pedro.

Todos estes projetos são realizados por voluntários do Grupo, os quais se dispõem a ajudar as pessoas da melhor idade que, em algumas situações, vivem em condição de solidão ou que não tiveram oportunidades quando mais jovens.

Um dos momentos mais divertidos do Movimento Especial foi a apresentação de itens da cultura local, mostrando a alegria da região de maneira que se valorize a cultura e a identidade do povo moçambicano. Outro momento importante foi a distribuição de cestas básicas para os presentes, com o fim de ajudar os que passam por situação de vulnerabilidade.

Para o bispo Valter Pereira, coordenador geral do Grupo, o Calebe não tem limites de fronteira para ajudar as pessoas da melhor idade.

“Estamos sempre dispostos a ajudar as pessoas idosas, independente do lugar. O Calebe faz sua parte em dar apoio espiritual e físico, valorizando estas pessoas que tanto contribuíram para o crescimento da sociedade, seja qual for o país.” Afirmou.