thumb do blog
thumb do blog

O Grupo Calebe no exterior traz à tona cuidado e prevenção contra a violência ao idoso no evento “Fique Atento Aos Sinais”.

Nova edição do evento busca trazer maior apoio e amparo para os idosos que são vítimas de violência física ou psicológica.

Imagem de capa - O Grupo Calebe no exterior traz à tona cuidado e prevenção contra a violência ao idoso no evento “Fique Atento Aos Sinais”.

Envelhecer tem sido um desafio para algumas pessoas, não por conta de limitações ou outros problemas que a idade avançada possa trazer, mas por um problema que tem sido encarado de forma alarmante pelas autoridades: a violência contra a pessoa idosa. Essa violência pode ocorrer de diversas formas: física, psicológica, sexual, financeira, entre outras. Um dos maiores índices de maus-tratos acontece dentro da casa do próprio idoso, de forma que as pessoas que o cercam não conseguem notar os sinais dessa violência ou até se omitem, por se tratar de pessoas com as quais possuem um vínculo familiar ou de conhecimento.

No exterior, o Grupo Calebe tem trabalhado nos últimos anos com a campanha “Fique Atento Aos Sinais”, que busca informar e alertar a sociedade sobre a violência contra os idosos. Passeatas, distribuição de folhetos, informativos e materiais que explicam e retratam o tema buscam dar notoriedade e importância à voz daqueles que já não conseguem se defender por suas próprias forças.

Em todos os continentes estão sendo programados eventos do “Fique Atento Aos Sinais”, em países como Itália, Santa Lúcia, Ruanda, Serra Leoa, Burkina Faso, Alemanha, Colômbia, Honduras, Guiana, Cabo Verde, Chade, Burundi, Peru, México, Japão, Suriname, Filipinas, Ilhas Maurício, Libéria, Coreia do Sul, Venezuela, Estados Unidos, Paraguai, entre outros.

Com 55 países confirmados para participar do evento, são esperados mais de mil eventos e a colaboração de pouco mais de 7 mil voluntários. Eles atuarão em praças, estações de transporte público, feiras, faixas de pedestres, parques e outros locais que estarão recebendo o evento. Além disso, profissionais de diversas áreas estarão participando como voluntários, oferecendo suporte tanto social quanto jurídico, e dando orientações sobre os mais diversos assuntos relacionados aos idosos.

O bispo Valter Pereira, coordenador geral do Grupo Calebe  comentou sobre mais uma edição do principal evento no calendário do Grupo.

“O que o ‘Fique Atento Aos Sinais’ tem conseguido em termos de novas denúncias e ações movidas contra aqueles que praticam violência contra idosos tem alcançado grandes proporções. Queremos mostrar ainda mais que o idoso merece respeito, carinho e atenção. Eles já colaboraram muito para termos uma sociedade melhor, e desprezá-los ou ignorar seus anseios é algo que sequer podemos pensar. O Grupo Calebe está aqui para buscar mais dignidade, atender às suas necessidades e, principalmente, mostrar que eles não estão sozinhos”, finalizou o bispo.

imagem do author
Colaborador

Grupo Calebe Universal