thumb do blog
thumb do blog

Palestra sobre Golpes Financeiros beneficia 14 mil pessoas em 24 estados brasileiros

Através do Projeto Inclusivo, do grupo Calebe Universal, os idosos puderam aprender a como se defender de golpes financeiros com uma palestra especial.

Imagem de capa - Palestra sobre Golpes Financeiros beneficia 14 mil pessoas em 24 estados brasileiros

No Brasil, casos de violência patrimonial e financeira mais da metade são feitas contra pessoas idosas acima de 60 anos. Segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, foram 12 mil denúncias registradas desse tipo de violência contra o idoso no ano de 2022.

 

Infelizmente, os idosos acabam sendo os alvos principais desses golpes devido a uma maior vulnerabilidade e geralmente a falta de conhecimento sobre tecnologia, quando na maioria das vezes, estes golpes acabam sendo aplicados por meios virtuais.

 

Os dados publicados pela FEBRABAN, mostrou que desde o início da pandemia, as tentativas de golpes financeiros contra idosos aumentaram cerca de 60%. A maior parte dessas ações incluiu o pedido para que idosos forneçam informações pessoais, como senhas, números de previdência social e outros dados confidenciais e 70% das fraudes estão relacionadas a essas tentativas.

Visando em mudar essa realidade, o Grupo Calebe Universal proporcionou uma palestra especial sobre Golpes Financeiros em vários estados brasileiros como São Paulo, Pará, Santa Catarina e entre outros.

Esse movimento que aconteceu nos dias 22 e 23 de Abril pode beneficiar mais de 10 mil pessoas, trazendo a informação e ensinamentos com a ajuda voluntária de advogados, policiais e bancários irão prevenir os idosos de caírem em golpes.

No Templo de Salomão, em São Paulo, a palestra contou com centenas de pessoas na Central do grupo Calebe com o bancário Janderson Menezes que abordou sobre a importância de se resguardar de golpes que podem acontecer com pessoas da terceira idade.

O responsável pelo grupo Calebe no Brasil, Bispo Valter Pereira, ressaltou a importância sobre a Palestra de Golpes Financeiros:

“A palestra sobre golpes financeiros importa por meio da orientação jurídica, uma evidência e emergência social que afeta a maior parte da nossa população, sendo esta, a terceira idade. Por isto, trouxemos profissionais capacitados a orientar com o mesmo objetivo de ampliar a atenção do idoso, especificando os riscos de golpes e alertando todo o indivíduo a se importar com a sua segurança e privacidade, evitando sua exposição”.

A dona Rosa Maria Luiz, esteve presente na Palestra que aconteceu em Sorocaba/SP e ressaltou a importância sobre essa palestra: “Essa palestra foi muito importante para mim e para todos que estiveram presentes porque é uma triste realidade no Brasil que muitos idosos são vítimas de golpes de todos os tipos, então foi de suma importância essa palestra ter acontecido e tenho certeza que assim como eu, muitos foram ajudados”.

 

Palestras como essa são realizadas através do Projeto Inclusivo, um dos Projeto do grupo voltado para orientar de forma jurídica os idosos. Se quiser saber mais, procure uma Central do Calebe em uma Universal mais próxima de você e participe.