O que a “Série Reis” tem mostrado
“A série Reis tem mostrado muito adultério, traição, pecado e coisas dessa natureza, podia focar mais na Bíblia” disse uma telespectadora que obviamente não lê a bíblia, pois é sobre justamente isso que mais vemos nela, não da forma como vemos na maioria dos filmes, séries e novelas anticasamento, que promovem isso, mas como algo que o ser humano precisa enxergar como destruidor de si mesmo.
A Bíblia é um espelho para todos nós, que revela nossas intenções e inclinações, de forma não condenatória mas educadora, como uma mãe que ensina o seu filho sobre as más companhias e os maus comportamentos que irão prejudica-lo.
Quando lemos sobre Salomão, vemos o quanto ele se enrolou com as mulheres. Seu livro “Provérbios” é o livro que mais fala de mulher e no final da sua vida, ele chega a uma conclusão no seu livro “Eclesiastes” que dói só de saber o quanto ele sofreu por isso:
“E eu achei uma coisa mais amarga do que a morte, a mulher cujo coração são redes e laços, e cujas mãos são ataduras; quem for bom diante de Deus escapará dela, mas o pecador virá a ser preso por ela.” Eclesiastes 7:26
Ele foi uma vítima, por isso ele fala tanto delas.
E é por causa delas que Deus se afasta tanto dele ao explicar isso no último capítulo de sua história: 1 Reis 11 – Vale a pena ler!
A Bíblia não é um conto de fadas, ela revela o quanto o ser humano precisa se consertar com Deus. Quem medita nela, entende, quem só estuda, só vai saber da letra por isso não a entende para si.
Sim, as esposas estrangeiras o fizeram cair, inclusive a amonita Naamá (leia de novo 1 Reis 11) por mais fãs que ela possa ter, não muda a sua história.
Mas houve uma sim, que foi um presente de Deus, que ele falou a respeito em Provérbios (não em Cantares, que só fala de romance)… pena que ele não a valorizou como tal.