Autoajuda 2018: Tarefa com Oferta 9
O orgulho é tão sutil que dificilmente se reconhece o próprio orgulho, aliás ele faz até você pensar que é humilde!
Tudo começou com Lúcifer. Ele era um anjo muito importante no céu, Deus havia dado a ele uma posição acima de muitos outros anjos, mas isso não foi o suficiente para ele, o seu orgulho questionou aquela posição ao se achar digno de ser como Deus. Nisso, ele criou uma rebelião entre os anjos, e assim Deus teve de expulsá-lo do céu juntamente com todos os anjos que se rebelaram com ele. Lúcifer foi de anjo a demônio.
Essa é a origem do orgulho, por isso todo pecado tem como raiz o orgulho. Enquanto você não reconhecê-lo em sua vida, estará vulnerável a ele. Quem reconhece o próprio orgulho pode lutar contra ele, quem não…
Repare alguns comportamentos típicos da pessoa orgulhosa:
- Não reconhece os seus erros e não aceita repreensão. Ele faz de tudo para não ser chamado atenção e, aparentemente, é porque ele não quer desagradar ou decepcionar, mas, na realidade, ele não quer passar pela humilhação de ser corrigido.
- Não pede, nem precisa de ajuda. E quando pede é porque é tarde demais, quando não tem mais volta. Ela já caiu em pecado, já está se separando do marido, já fez o que não devia…
- Não pede perdão. Ela até pode se arrepender, mas não é capaz de expor o seu arrependimento, é muito humilhante, prefere fingir que nada aconteceu.
- Não se submete facilmente. Ela pode até se submeter, mas só para quem tem autoridade sobre ela. Muitas esposas não aceitam se submeter aos seus maridos, filhas aos seus pais, jovens aos mais velhos, novos aos mais experientes… acham que não precisam.
- Gosta de sua independência, aliás, ela odeia depender dos outros. Gosta de fazer tudo sozinha para depois não precisar dizer que precisou de alguém. São independentes até mesmo de Deus, não oram, não buscam, pensam que são autossuficientes.
- Quer tudo do seu jeito porque pensa que sabe o que é melhor, entende o que é melhor, conhece o que é melhor. Não quer saber da vontade de Deus e insiste, às vezes usando a “fé”, que o seu jeito é o melhor. E quando não recebe o que pediu de Deus, se revolta contra Ele como se Deus estivesse errando.
- Gosta de opinar em tudo, não leva desaforo para casa, e não hesita em bater de frente para afirmar o que acha ser o certo.
Essa lista continua, é claro… o orgulho nem sempre é fácil de ser detectado. Eu mesma já me dei conta de um orgulho que estava descaradamente se passando de fé, para você ter uma ideia! Por isso, temos que constantemente questionar do por que queremos, fazemos, falamos as vezes.
A Tarefa como Oferta 9 é para você reconhecer onde e como tem sido orgulhosa, que é o primeiro passo para então começar o processo de humildade.
Quando você reconhece que é orgulhosa, você começa o processo de humildade.
Para essa tarefa, você vai precisar pesquisar um pouco, afinal, o assunto é bem mais profundo do que um simples comentário abaixo. Você vai perguntar a três pessoas: alguém da sua família, alguém do seu círculo de amizade (não pode ser sua amiga como irmã), e alguém do seu trabalho (igreja, vizinhança ou escola). A pergunta será a seguinte: Você já viu algum comportamento orgulhoso em mim?
Escreva as respostas no seu diário. Não se preocupe, nem fique se sentindo a pior pessoa do mundo, a boa notícia é que agora você já sabe onde mudar e a próxima tarefa vai lhe ajudar a trabalhar nessa listinha…
Na fé e no Esconderijo do Altíssimo.
Cristiane Cardoso