Falso: “Exército” da Universal
Mito: O projeto “Gladiadores do Altar” estaria formando um “exército fundamentalista” semelhante ao de Hitler e de grupos islâmicos terroristas
Verdade: Movidos pelo ódio e preconceito que nutrem pela Igreja Universal do Reino de Deus, um grande número de internautas e alguns maus jornalistas alimentaram a Internet e a imprensa brasileira com uma falsa polêmica envolvendo o projeto “Gladiadores do Altar”, programa de ensino bíblico da Força Jovem Universal.
Todos os participantes do projeto no Brasil – jovens de até 26 anos de idade, estudantes e trabalhadores das mais diversas profissões – assistem a aulas bíblicas com um bispo ou pastor, com duração média de 45 minutos, uma vez por semana. As aulas estimulam o debate e a reflexão sobre aspectos do texto bíblico e do trabalho missionário, que se propõem a fazer. Essa é a única atividade regular dos “Gladiadores do Altar” (“Altar” se refere ao lugar onde o pregador ministra suas prédicas). Não é desenvolvida nenhuma prática militar ou semelhante, somente ensino religioso.