A Universal na “Terra do Sol Nascente”
Há mais de 20 anos no Japão, a Igreja é instrumento para transformação de vidas
Nas décadas de 1980 e 1990, muitos brasileiros deixaram o Brasil rumo ao Japão em busca de salários melhores, no movimento conhecido como Dekassegui. O município de Oizumi-machi, na província de Gunma, considerado um importante centro industrial japonês, foi um dos principais destinos desses brasileiros, a ponto de, em pouco tempo, ficar conhecido em todo o país como “Brazilian Town” (“Cidade dos Brasileiros”), não só pela grande quantidade de residentes brasileiros, mas também pela estrutura que se criou, com a avenida principal da cidade abrigando comércio e prestadores de serviços exclusivos para eles.
Proporcionalmente, Oizumi-machi é a cidade com maior concentração de estrangeiros no Japão – cerca de 16% da população total.
A Universal chegou ao Japão em 1995, em meio a essa migração, e, desde então, por meio da Palavra de Deus, tem levado pessoas de diversas nacionalidades a encontrarem equilíbrio e paz de espírito.
José Nivaldo Kobayashi (foto abaixo, ao lado da esposa, Lucia Helena) foi um dos precursores do trabalho da Universal na “Terra do Sol Nascente” (*).
“Eu morava em Saitama e sentia muita falta da Igreja, pois frequentava no Brasil. Certo dia resolvi ligar para a Rádio Copacabana, a secretária me atendeu e eu disse que era um obreiro, estava no Japão e gostaria muito que aqui tivesse uma Universal. Deixei os meus dados e, na mesma semana, o então pastor Natal Furucho entrou em contato comigo. Algum tempo depois, ele veio para o Japão e começou o trabalho aqui”, lembra o hoje pastor Kobayashi.
No dia 12 de fevereiro último, a Universal completou 22 anos no Japão, tempo em que inúmeras vidas foram transformadas pelo poder da fé ensinada na Igreja.
Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais da história da Universal na “Terra do Sol Nascente”:
Se você ainda não conhece os trabalhos desenvolvidos pela Universal, no Brasil e no mundo, faça uma visita. Clique aqui e veja o endereço da igreja mais próxima de sua casa.
(*) Curiosidade: De acordo com histórias, o nome “Terra do Sol Nascente” teria sido atribuído ao Japão pelos chineses, que, ao olharem para o leste, localização do Japão em relação a eles, olhavam para a direção do amanhecer. Foi assim que eles teriam passado a chamar o local de o “país do sol nascente”, hoje conhecido como “Terra do Sol Nascente”