10 de setembro: Não é o fim da linha!

Templo de Salomão coloca à disposição sua central de atendimento no dia mundial de prevenção ao suicídio

Imagem de capa - 10 de setembro: Não é o fim da linha!

Desde 2003, o dia 10 de setembro foi instituído como o dia Mundial da Prevenção do Suicídio, por essa razão esse também foi o mês escolhido para a Campanha Setembro Amarelo, iniciada em 2013 e, atualmente, a maior campanha de conscientização contra o suicídio do mundo.

Dados Fiocruz:

  • De acordo com informações do portal Fiocruz, a taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022.
  • Já as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 aumentaram 29% a cada ano nesse mesmo período. O número foi maior que na população em geral, cuja taxa de suicídio teve crescimento médio de 3,7% ao ano e a de autolesão 21% ao ano, neste mesmo período.
  • Na escala global houve redução de 36% no número de suicídios, mas, nas Américas, entre os anos de 2000 a 2019, houve um aumento de 17% nos casos. No entanto, no Brasil, esse número foi ainda mais alarmante, com uma alta de 43% nesse mesmo período.

Peça ajuda:

Neste ano, a campanha “Setembro Amarelo” destaca o tema: “Se precisar, peça ajuda!”.

Assim, nesta terça-feira, 10 de setembro, a central de atendimento do Templo de Salomão, que já funciona 24h, realizará a ação “Não é o fim da linha! ”, colocando à disposição a sua linha de apoio.

“Para muitas pessoas, é incompreensível o fato de alguém tirar a própria vida, porque o ser humano possui o instituto de sobrevivência, mas também não podemos ignorar o número assustador de casos e o efeito devastador da depressão, um dos fatores que mais contribui para esta realidade alarmante. Não podemos cruzar os braços, precisamos compreender a dor e ajudar as pessoas a não pensarem mais em suicídio. E o telefone é o que muitas vezes está mais perto de uma pessoa e ela pode conversar com alguém, desabafar e receber uma orientação, não religiosa, mas de fé”, destaca o Pastor Renê Moraes,  responsável pela Central de Atendimento do Templo de Salomão, citando as palavras do Senhor Jesus em Mateus 11:28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

Então, se precisar, não hesite em pedir ajuda. Ligue agora: (11) 3573-3535.

Pastor Online:

Você também pode pedir ajuda por meio do Pastor Online, um serviço gratuito de apoio emocional e espiritual que também funciona 24 horas por dia, e é realizado por pessoas capacitadas para lhe ajudar. Clique aqui.

 

 

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock