13 de abril é lembrado como o ‘Dia do Jovem’ no Brasil
Atualmente, a faixa etária entre 15 e 29 anos corresponde a 23% do total da população do País, somando mais de 47 milhões de pessoas
No Brasil, o Dia do Jovem é comemorado anualmente em 13 de abril. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, a faixa etária entre 15 e 29 anos corresponde a 23% do total da população do País, somando mais de 47 milhões de pessoas.
Por sua vez, a Organização das Nações Unidas (ONU) define a juventude, para fins estatísticos, como sendo o grupo etário entre 15 e 24 anos. Somando-se ainda os pré-adolescentes de 10 a 14 anos, atualmente, os jovens são cerca de 1,8 bilhão de pessoas, ou 1/4 da população global.
Por que isso é importante:
O jovem é peça fundamental para o desenvolvimento do presente e do futuro da sociedade. Pois são eles que ocuparão cargos profissionais nas mais diversas áreas como saúde, educação, economia, construção civil, política entre tantas outras.
Sendo assim, eles também precisam de suporte e apoio de governos e instituições bem como de pais e professores. Principalmente, no que diz respeito a quesitos como educação, saúde, moradia, alimentação e oportunidade de trabalho. Além de paz, justiça e democracia. Assim como a Constituição Brasileira e também a Declaração Universal dos Direitos Humanos garantem, respectivamente. Entretanto, nem sempre é o que acontece.
LEIA MAIS: Importância do combate ao bullying e à violência na escola no Brasil
O que é preciso para valorizar o jovem:
Para valorizar o desenvolvimento do jovem é necessário oferecer recursos e oportunidades, bem como incentivar boas escolhas e proteger dos perigos que o mundo aponta.
A exemplo do que faz o trabalho do grupo Força Jovem Universal (FJU) que se dedica, há mais de trinta anos, levando o Evangelho e fazendo isso utilizando uma linguagem compartilhada por todos os jovens. Voluntários levam a fé inteligente que pode edificar e mudar vidas. Assim, inspirando os jovens e influenciando-os para o bem.
Vale destacar que:
- O grupo FJU desenvolve diversas ações de esportes, educação, lazer e assistência social, emocional e espiritual. A exemplo do projeto ‘Esportes’ que realiza campeonatos e outras atividade com o fim de socializar as pessoas além de incentivar a prática esportiva. Que, por sua vez, ajuda a reduzir o estresse e, equilibrar o emocional.
- Outro projeto, o ‘Help’, busca ajudar jovens que apresentam problemas como depressão, transtornos alimentares, automutilação e sofrem com bullying. Isso, por meio de aconselhamento individual e também campanhas de conscientização. Além de distribuição de cartas com mensagens positivas em lugares com altos índices de suicídio.
- Ademais, o projeto ‘FJUniversitários’, por exemplo, oferece oportunidade de estudar e adquirir conhecimento. A saber, voluntários do grupo ministram aulas gratuitas que abordam diversas matérias ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ademais, ajudam na escolha da carreira realizando ações com informações sobre vida acadêmica e profissional.
LEIA MAIS: A principal característica da juventude é a força
Mais sobre a Força Jovem Universal:
Acesse as redes sociais do grupo no Facebook e Instagram. Além disso, inscreva-se no canal do Youtube. Ademais, você também pode ir à Universal mais próxima da sua casa. Encontre o endereço aqui.