13 de fevereiro: Dia mundial do rádio

Não deixe de ouvir as programações de fé. Saiba mais detalhes

Imagem de capa - 13 de fevereiro: Dia mundial do rádio

Quem não tem uma história em que o rádio esteja presente? Seja para escutar as notícias de manhã, no carro ou no celular. Acompanhar o gol do time narrado com emoção, ou até mesmo entre uma estação e outra encontrar aquela música preferida e escutá-la pela centésima vez.

O dia 13 de fevereiro foi a data escolhida pela a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), para comemorar o dia mundial do rádio, o mesmo dia da criação da Rádio ONU, em 1946. Nesse dia, a Rádio ONU transmitiu um programa pela primeira vez simultaneamente para seis países.

Além da celebração à Rádio ONU, a UNESCO mostrou reconhecimento ao rádio, que tem grande impacto social e garante acesso à informação.

O rádio a serviço da evangelização

Este meio de comunicação faz parte do cotidiano brasileiro. Desde então, a forma de noticiar tem se modernizado, com a chegada da televisão e internet. Ainda assim, o aparelho permanece presente no dia a dia de 78% da população, segundo estudo do Inside Radio 2020, realizado pela Kantar IBOPE Media.

As ondas levam música, entretenimento, notícias e, além disso, fé, vida e paz. Por ser mais acessível à população em geral e às comunidades mais afastadas dos grandes centros, o rádio tem papel importante na divulgação da Palavra de Deus.

E foi exatamente esta Palavra que alcançou o senhor Elias que, no passado, teve depressão, logo após o fim de um relacionamento. “Em uma noite, buscando no rádio uma música que me ajudasse a dormir, sintonizei na programação da Universal. “Você que está querendo tirar a sua vida, pro seu caso tem jeito!”,  ouviu no aparelho, tendo participado, inclusive, de uma oração, o que o fez ficar aliviado.

Veja no vídeo abaixo seu relato completo:

Rede Aleluia

E este é o papel da Rede Aleluia que, no ano de 1998, começou a fazer parte das programações da Universal, que na época já possuía 17 emissoras espalhadas pelo território nacional, e cada uma delas atendia com sucesso o público que desejava ouvir as canções e as palavras de fé dos bispos e pastores.

A união das rádios que pertenciam à rede ganharam mais força. A antiga FM 105,1, por exemplo, passou a liderar a programação que seria transmitida na rede, gerando um conteúdo cada vez mais profissionalizado. Desde 2002, essa função é desempenhada pela 99,5 FM, em São Paulo, contando, atualmente, com 64 emissoras, em 22 estados – aproximadamente 75% do território nacional.

Na internet e pelo aplicativo

A Rede Aleluia continua se reinventando com o passar do tempo e acompanha as modernidades.

Você pode, por exemplo, ouvir a programação da rádio pela internet (clique aqui) ou por meio dos aplicativos para sistema Android e iOS. Não perca tempo, acesse agora mesmo!

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty images