140 reeducandos do CDP de Itapecerica da Serra são diplomados nos cursos de barbeiro e pizzaiolo
A realização foi resultado do trabalho da Universal nos Presídios (UNP)
No dia 23 de junho, cerca de 140 reeducandos foram graduados nos cursos de barbearia e pizzaiolo, oferecidos pelo programa social Universal nos Presídios (UNP) do Templo dos Maiores Milagres, localizado na Av. João Dias, 1.800, Santo Amaro, zona sul da capital paulista. A cerimônia de formatura aconteceu no CDP de Itapecerica da Serra (SP), reunindo detentos, formandos e seus familiares.
O evento recebeu a presença de autoridades espirituais que estiveram à frente do trabalho realizado: o coordenador da UNP na Zona Sul de São Paulo, Almir Santos, o Bispo Nilton Patrício e os pastores Rafael Ávila e João Oliveira.
Também estiveram presentes na cerimônia representantes administrativos da unidade, como o diretor geral Dr. Roberto Yokio e o diretor de disciplina Bruno Amaral; autoridades políticas, como o prefeito de Itapecerica da Serra, Dr. Francisco Nakano, o vice-prefeito Rafael Antônio, e o vereador Val Santos e o deputado estadual Rui Alves, do partido Republicanos.
Detalhes:
- A cerimônia organizada pelos voluntários do projeto UNP contou com 140 diplomados, sendo 75 do curso de pizzaiolo e 65 do curso de barbeiro.
- Os cursos tiveram 5 semanas de duração. As aulas foram realizadas dentro da própria unidade prisional, divididas entre aprendizados teóricos e atividades práticas.
- Familiares dos formandos participaram do evento a fim de prestigiar a conquista, que representa a reintegração social efetiva dos reeducandos e a possibilidade de uma nova vida.
- “É comum a sociedade olhar para esses que se encontram reclusos com desprezo ou, até mesmo, de revolta, mas ver que a nossa visita e a ministração do curso fez diferença em suas vidas é uma experiência única, pois eles passaram a entender e a ver que não estão sozinhos”, conta Gabriel Almeida, pizzaiolo e voluntário do grupo.
- “Fazer parte desse projeto foi uma forma de retribuir para a sociedade tudo o que tenho recebido de Deus. Por isso, não pensei duas vezes e me coloquei 100% a disposição para ensiná-los. Para mim, o ponto alto do curso foi ver a mudança de mentalidade de alguns, pois muitos vieram agradecer e falar que agora estavam prontos para trabalhar aqui fora, tendo uma outra perspectiva de vida”, relata Igor Silva, empresário do ramo de Barbearia e voluntário da UNP.
E mais:
Na oportunidade, mais de 400 reeducandos receberam atendimentos gratuitos, a exemplo:
- Assistência jurídica;
- Assistência médica;
- Corte de cabelo.
Enfermeiros, médicos (clínicos geral e dermatologistas), advogados e profissionais da área da beleza fizeram parte da equipe voluntária que colaborou com o cuidado dos detentos presentes.
A importância:
A realização visa proporcionar aos detentos sua reintegração à sociedade de forma digna, de forma que possam reiniciar uma nova vida, é o que explica o coordenador da UNP na Zona Sul de São Paulo, Almir Santos: “eles puderam enxergam que existe uma Luz que os levam a alcançar ideais e a sair da vida do crime, e que podem, sim, voltar à sociedade e exercer o ramo que escolheram, acreditando um pouco mais em si mesmos”.
Ainda na cerimônia, em reflexão à luz da Palavra de Deus, o Bispo Nilton Patricio levou os presentes ao entendimento sobre o abandono das coisas que ficaram no passado e o início de uma nova vida alinhada à vontade do Altíssimo.
“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Romanos 8.1)
Veja também:
- UNP realiza formatura de mil presos em cursos profissionalizantes
- UNP realiza formatura de detentas que concluíram curso de manicure
- UNP realiza formatura de detentos do curso de Elétrica Predial
Seja um voluntário:
Se você também deseja fazer parte do projeto como um voluntário, vá até um templo da Universal mais próximo e fale com um responsável (consulte aqui os endereços).
Acompanhe também as ações realizadas pelo grupo por meio de suas redes sociais no Instagram ou pelo Facebook.