19 de outubro: Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama

Data é lembrada no mês da campanha "Outubro Rosa" e visa conscientizar sobre a prevenção da doença

Imagem de capa - 19 de outubro: Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama

19 de outubro é o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama, dedicado à prevenção da doença que afeta milhões de mulheres no mundo.

  • Vale destacar aqui que neste mês celebra-se a campanha internacional “Outubro Rosa”, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G.

O objetivo é compartilhar informações, promover maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade.

Detalhes do câncer de mama no Brasil:

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres no Brasil.

  • São quase 73 mil novos casos de câncer de mama por ano no País.

A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade por essa neoplasia.

Cuidados, prevenção e rastreamento:

A prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado, por meio de uma alimentação saudável, e evitar o consumo de bebidas alcóolicas estão associadas à redução do risco de desenvolver câncer de mama. Além disso, a amamentação também é um fator protetor.

O diagnóstico precoce é muito importante para identificação da doença em fase inicial, a fim de possibilitar tratamento efetivo e maior sobrevida. É fundamental que as mulheres estejam sempre atentas aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama, como:

  • caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
  • pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja;
  • alterações no bico do peito (mamilo);
  • saída espontânea de líquido de um dos mamilos.

Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

A segunda estratégia de detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento mamográfico. Além de estar atenta ao próprio corpo, se recomenda que mulheres de 50 a 69 anos façam o exame de mamografia de rotina, pelo menos a cada dois anos.

Ações de conscientização e prevenção:

O grupo Calebe Universal vai realizar nos dias 19 e 20 de outubro palestras de prevenção ao câncer de mama. Esta ação beneficiará milhares de mulheres em todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, e em mais 74 países, incluindo Japão, Itália, Camarões, Coreia do Sul e Guiné-Bissau.

O objetivo da ação social é conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama. Para este fim, serão promovidas palestras ministradas por mastologistas, clínicos gerais, ginecologistas e oncologistas. Além disso, serão distribuídos folhetos e cartilhas informativas. A estimativa total é de que mais de 90 mil pessoas sejam beneficiadas a partir do trabalho de mais de cerca de 9,7 mil voluntários.

Clique aqui e encontre um templo da Universal mais perto de você.

Ademais, o grupo Libras Universal também promoverá uma ação: “Outubro Rosa – Saúde da Mulher”. Será no dia 20 de outubro, às 14h. O evento vai contar com a presença da ginecologista e obstetra Júlia Barbi Melim, que esclarecerá dúvidas das mulheres surdas e do público em geral. A palestra terá transmissão em tempo real pelo canal oficial do Templo de Salomão no YouTube.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock