20 de novembro: Dia da Consciência Negra marca luta contra o racismo
Data remonta o momento da morte de Zumbi dos Palmares, um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no Brasil
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, que remonta o momento da morte de Zumbi dos Palmares – o então líder do Quilombo dos Palmares, situado na Região Nordeste do Brasil -, um dos principais representantes da resistência negra à escravidão no Brasil.
Discriminação racial
A discriminação racial, infelizmente, está enraizada em nossa cultura: nos táxis que não param quando negros dão o sinal, nas boas oportunidades de emprego que dão preferência aos brancos, nos guardas de supermercado que seguem negros pelos corredores para garantir que não roubem nada…
Enfim, o racismo é uma doença que ainda afeta – e muito – a nossa sociedade. E é para isso que existe o Dia da Consciência Negra.
O que o povo brasileiro precisa saber
Em um vídeo publicado nesta data especial, o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos) fez questão de relembrar a importância do papel dos negros na construção do nosso país.
Assista à mensagem, na íntegra, abaixo:
Ver essa foto no Instagram
O racismo é, inclusive, contra a Palavra de Deus.
Abaixo fica uma reflexão para esta data, cuja Bíblia afirma:
Deus não faz acepção de pessoas; Mas que Lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, O teme e faz o que é justo Atos 10.34:35
Leia também:
Dia da Consciência Negra agora é feriado em todo o estado de SP
Racismo: app simulava compra, venda e exploração de escravos