3 qualidades de um bom líder
Bispo Renato Cardoso mostra o que é liderança pelas lentes da Palavra de Deus
Nesta terça-feira última (08), o Bispo Renato Cardoso iniciou o programa Inteligência e Fé, transmitido pela Rede Aleluia, destacando as 3 qualidades que um bom líder possui, tendo como exemplo o maior líder da História, que foi o Senhor Jesus.
“Muitos almejam ser líder, comandar, ser cabeça, estar no topo, ter uma responsabilidade, ter respeito, sucesso. E quando nós olhamos para o maior líder da História, que foi o Senhor Jesus, aprendemos com Ele e em toda a Sua Palavra algumas qualidades de um bom líder”, disse.
Ele destacou que todos nós, em algum momento da vida, exercemos esse papel de liderança. Seja como pais, como esposa, marido, no trabalho, na igreja, na escola, ou, no mínimo, sendo líder de nós mesmos. Daí a importância de saber como agir ao assumirmos essa posição.
As 3 qualidades de um bom líder
Primeira qualidade – Ele não almeja posição e sim servir. Parece contraditório, mas o bom líder busca servir. Ele não almeja ser o número um, mas ser indispensável. Ele procura servir as pessoas ao seu redor, ser útil, fazer a diferença, acrescentar na vida de alguém.
“O senhor Jesus disse palavras magnificas a esse respeito, mas não muito fáceis de serem praticadas: ‘O maior dentre vós será vosso servo’. Essas palavras são para dar um nó na cabeça de muitos líderes, de muitas pessoas que almejam a liderança. Mas aqui está a primeira e talvez uma das mais importante das qualidades de um líder. Ele não busca liderança, ele buscar servir, ele busca ser servo”.
Segunda qualidade – Saber obedecer antes de dar ordens. Muita gente busca uma posição de autoridade para dar ordens, para ter pessoas para fazer tudo que ela mandar. De acordo com o Bispo Renato, é por essa razão que muitas pessoas, quando chegam numa posição de liderança, começam a ter problemas com outras pessoas. Pois usam da autoridade que possuem para pisar nos subordinados.
Saiba obedecer antes de mandar
“Aquele servo que ela tem que ser, ela confunde, e quer fazer as outras pessoas de servas para ela. Então, ela não sabe lidar com essa posição de autoridade. A primeira coisa que você precisa saber antes de dar ordem, é saber obedecê-la. Os piores líderes foram os piores subordinados, porque eles nunca aprenderam a obedecer, e, por alguma razão, chegaram a uma posição de liderança. Então agora essa falha no seu caráter se manifesta com toda força porque agora ele tem poder sobre as pessoas”, destaca.
Terceira qualidade: O bom líder não deixa o poder lhe subir à cabeça. Há inúmeros casos no decorrer da História da Humanidade, de pessoas que depois de chegarem ao poder passaram a se achar superiores. E se aproveitou desse poder para se beneficiar.
“São pessoas que subiram como foguete na sua carreira, se tornaram referências, ícones nas suas respectivas áreas de atuação. Mas assim como subiram de forma estelar também afundaram e hoje são exemplos vergonhosos na História. Por quê? Porque não souberam lidar com o poder”, disse.
O poder revela o que está dentro de você
Ele acrescentou ainda que ao contrário do que dizem, o poder não corrompe, ele só revela a corrupção que está dentro da pessoa.
“Por isso uma pessoa que chega ao poder tem que se lembrar todos os dias que não é absolutamente nada. Que aquele poder foi dado a ela para cumprir a primeira qualidade que é servir. Se você recebeu mais poder, use-o para servir mais as outras pessoas. Se você fizer esse círculo, não almejar posição e sim servir, saber obedecer antes de mandar e não deixar o poder subir à cabeça, então o poder só vai ser útil a você para fazer a diferença na vida das pessoas. Do contrário ele vai ser o seu suicídio, você vai ser destruído por ele”, alertou.
Acompanhe abaixo o vídeo da meditação na íntegra: