3 sinais de que o espírito da desobediência está agindo
A Bíblia diz, em Efésios 2.2, que “há um espírito que opera nos filhos da desobediência”. Ora, “filho da desobediência” é qualquer pessoa que vive alheia à Palavra e à Vontade de Deus, que vive segundo seu próprio coração, seus próprios caminhos e vontades, sem se importar com a Vontade do Pai. E, segundo a Palavra de Deus, há três sinais claros de que o espírito da desobediência está agindo na vida de uma pessoa:
– Primeiro sinal: saber o que é certo, mas fazer o errado conscientemente. Entre o saber e o fazer, a pessoa desvirtua o seu pensamento conforme sua própria vontade;
– Segundo sinal: justificar os erros. Essa pessoa, além de errar, tenta aliviar o peso de sua consciência “bolando” explicações para os seus atos, mas isso até o diabo fez. Ele usou a Bíblia para justificar que Jesus se jogasse do alto do templo (Mateus 4.6). É claro que o diabo estava errado, mas racionalizou, distorcendo o correto até fazer que ele coubesse em sua vontade;
– Terceiro sinal: insensibilidade ao erro. Esse é o “level hard” de quem se permite estar sob ação do espírito da desobediência. A pessoa se “anestesia” em relação ao que faz e sua consciência já não pesa mais. Para ela, o anormal já se tornou normal. O espírito deste mundo está agindo na mente dela e no coração dela.
– Sinal bônus: andar segundo o curso deste mundo. Quem anda segundo o Espírito de Deus, anda na contramão da sociedade em geral, mas, quem anda segundo o espírito que opera nos filhos da desobediência, vai com a multidão, na mesma direção que a maioria está indo, sem pensar e sem raciocinar.
Se você percebe algum desses sinais agindo na sua vida, há uma saída: você deve clamar Àquele que expulsa esse espírito da desobediência. Leia no capítulo 2 de Efésios como Deus traz liberdade ao homem que está sofrendo nas mãos desse espírito que atua nos filhos da desobediência. Ele liberta essas pessoas quando elas se voltam para Ele, se arrependem do que têm feito, clamam por perdão e decidem sacrificar a vida errada, abandonando-a, para viver em obediência a Deus. Somente assim se vence esse espírito maligno. É uma questão de decisão. A quem você vai servir: ao espírito de Deus, que só faz bem a você, ou ao espírito da desobediência, que o escraviza e, no final, o leva para o inferno?