4 sinais que você sofre de dependência doentia no amor

Confira quais são, faça seu diagnóstico e descubra como alcançar a cura

Imagem de capa - 4 sinais que você sofre de dependência doentia no amor

A dependência doentia no amor é uma doença da alma e tem feito muitas pessoas infelizes e fracassadas na vida amorosa.

O Bispo Renato Cardoso falou acerca do assunto durante a Palavra Amiga transmitida nesta quarta-feira (6), e destacou 4 sinais que mostram que a pessoa sofre de dependência no amor.  

Por que isso acontece:

Ele explica que essa doença da alma se manifesta de diferentes formas, tanto em pessoas que estão em um relacionamento como solteiras.

  • “A dependência doentia se manifesta dentro de um relacionamento quando a pessoa transfere toda a responsabilidade de felicidade da sua vida para a outra. Ela espera que a outra pessoa a faça feliz, e se ela não cumpre as suas expectativas, então, ela nunca está feliz ou satisfeita. Dessa forma, ela acaba sufocando o parceiro e se tornando inconveniente”, destaca.

Confira os 4 sinais e faça seu diagnóstico:

 1º sinal – Tem medo de ser substituído (a):

A pessoa que sofre de dependência no amor, quando está em um relacionamento fica imaginando que o parceiro vai encontrar alguém melhor, mais bonito(a), mais inteligente, e facilmente irá trocá-la.

  • “Ela é capaz de fazer qualquer loucura para controlar os passos do parceiro, porque teme ser substituída. Talvez, você seja a pessoa que sente isso ou a pessoa que tem o parceiro assim”.
2º sinal – Não consegue sair do relacionamento abusivo:

Sofre abuso no relacionamento e, mesmo sendo maltratado(a), não consegue sair da relação porque tem essa dependência da pessoa. O abuso pode ser físico (agressão física), verbal ou financeiro.

  • “Você aguenta todo tipo de xingamento, agressão e humilhações e, mesmo assim, não consegue colocar um limite, não consegue se posicionar, se sujeita a isso e releva, como se fosse normal. Por causa dessa dependência doentia, a sua atitude com esta pessoa é de aguentar tudo, porque você pensa assim: ‘se eu não aceitar, eu vou perder, então, é melhor sofrer, mas ter essa pessoa’”.
  • “Você paga as contas da pessoa, viagens, dá presentes caros só para ter ela contigo. Você vai tentando segurar a pessoa com dinheiro, porque sua dependência faz você fazer isso. Então, é uma forma de prostituição”.

3º sinal – Afasta quem quer atrair:

A pessoa quer trazer a outra para perto, mas o seu comportamento faz exatamente o contrário: afasta. Porque ela se torna inconveniente, insuportável. Ela não percebe que o seu comportamento está atrapalhando a relação.

  • Muitos solteiros, no afã de atrair uma pessoa – porque a dependência doentia faz com que aguce a carência – acabam tendo comportamentos que assustam.
  • Você tem várias histórias de primeiro, segundo, talvez até terceiro encontro, mas que não passou disso, porque os sinais que você está dando afastaram quem você queria atrair.
4º sinal – Não superou o fim do relacionamento:

A dependência doentia faz com que ela fique seguindo os passos do ‘ex’, implorando para voltar, se humilhando… Enfim, não consegue aceitar o fim do relacionamento. Ela é capaz de matar e morrer por causa dessa dependência.

Como resolver:

Agora que você já tem o diagnóstico da doença, precisa buscar a cura. E ela vai acontecer na Terapia do Amor desta quinta-feira, 7 de setembro. Será “O dia da Independência no Amor”. Você vai aprender como tornar seu relacionamento saudável.

  • “Na palestra desta quinta-feira iremos ensinar como ser independente no amor de forma sadia, porque existe também a independência doentia, e as pessoas – por não terem consciência disso – ficam entre um extremo e outro. Então, casais e solteiros precisam entender como se posicionar diante disso”, avisa o Bispo.
Anote aí:

A Terapia do Amor acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão, localizado no número 605 dessa mesma avenida.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal/ Fotos: iStock