46% dos brasileiros sentem estresse no ambiente de trabalho, indica estudo

É o que aponta a pesquisa do State Of The Global Workplace, da Gallup, realizada com 128 mil funcionários de mais de 160 países

Imagem de capa - 46% dos brasileiros sentem estresse no ambiente de trabalho, indica estudo

Você associa o seu trabalho a um ambiente de estresse? Pois saiba que 46% dos trabalhadores brasileiros, sim. Isso é o que aponta a pesquisa do State Of The Global Workplace, da Gallup, realizada com 128 mil funcionários de mais de 160 países. A análise ainda indica que outros 25% se sentem tristes, e 18% com raiva no seu ambiente profissional.

O índice, apesar de ser 5% acima da média global, não faz do Brasil o líder no ranking de níveis de estresse no trabalho. O País ocupa o quarto lugar, atrás apenas da Bolívia (55%), República Dominicana (51%) e Costa Rica (51%).

Por que isso acontece?

A rotina frenética de demandas unida ao curto prazo estabelecido para a entrega de resultados, à falta de reconhecimento e à frustração é a motivação da estafa emocional de muitos trabalhadores. No entanto, quando tal circunstância torna-se frequente no dia a dia de uma empresa, os cuidados com a saúde mental de seus colaboradores se faz não somente necessário como urgente.

A gestão dos sentimentos é fundamental na saúde organizacional do time, visto que o estresse constante afeta a produtividade e, principalmente, a qualidade de vida pessoal dos trabalhadores, podendo contribuir a outros hábitos prejudiciais, como vícios, sedentarismo, procrastinação e autossabotagem. Por isso, para evitar que o quadro de estresse evolua para outros mais graves (síndrome de burnout e de pânico, depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático (PTSD)), confira algumas dicas para promover a saúde mental na sua empresa:

  • avalie as necessidades e desafios relacionados à saúde mental dos colaboradores;
  • desenvolva políticas e diretrizes que abordam prevenção e apoio em meio a crises;
  • proporcione programas de educação e conscientização contínuos sobre saúde mental;
  • ofereça treinamento de gestão de equipe aos gestores focando no assunto;
  • identifique o problema e aplique a intervenção precoce em problemas emocionais;
  • crie um ambiente de trabalho positivo por meio da comunicação contínua;
  • incentive o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal;
  • e, certifique-se que todos os colabores sejam conscientizados sobre os recursos e meios disponíveis para encontrar ajuda.

Onde encontrar apoio:

O Depressão Tem Cura (DTC) é um programa gratuito dedicado ao oferecimento de apoio emocional. Caso você tenha se sentido prejudicado com sentimentos de estresse, tristeza, raiva ou desmotivação no seu ambiente de trabalho e precise de ajuda, procure aqui um local de atendimento mais próximo de você ou fale com um voluntário por meio do  WhatsApp (11) 3573-3662.

Conteúdos relacionados

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: iStock