5 dicas para uma boa convivência com a sogra
Aprenda como não ter mais rixas ou desentendimentos com a mãe da pessoa que você ama
Um desafio que muitos cônjuges enfrentam é a difícil convivência com a sogra. Os motivos podem ser vários: questões financeiras, opiniões divergentes, a sensação de que estão se intrometendo na relação, entre outros.
Para resolver esse problema, o primeiro passo é entender que por mais apegado que seja à sua família de origem, quando se casa, tem que colocar sua esposa ou marido em primeiro lugar, como explica Renato Cardoso, apresentador da Escola do Amor.
“Se o cônjuge reclama que você dá atenção demasiada aos familiares, é hora de reavaliar suas prioridades e fazê-lo se sentir o primeiro na sua vida”, explica
Faça sua parte para viver em harmonia
Claro que é preciso sempre respeitar e tratar bem os familiares do cônjuge. “Lembre-se: são os pais da pessoa que você ama e, por isso, eles merecem respeito. Caso estejam se intrometendo na sua vida conjugal, deixe que seu parceiro(a) resolva. Não cabe a você enfrentar a sogra e causar situações piores. Ganhe a simpatia deles e não dê razão para inimizades entre vocês”, aconselha Renato.
No livro Casamento Blindado há várias dicas para que se aprenda a lidar bem com a sogra. Confira abaixo 5 delas:
1- Dê atenção a ela
Recebê-la bem, acolhê-la com respeito, ser generoso (a) e harmonioso (a) cria um vínculo de confiança entre vocês. Portanto, trate-a como você gostaria de ser tratado.
2- Não a confronte
Aceite que ela é diferente de você. Concorde com ela quando necessário, porém, se a sua opinião for diferente, não bata de frente, evitando assim conflitos desnecessários.
3- Não envolva seu cônjuge
É comum, em meio à discussão com a sogra, colocar o marido ou a esposa contra a parede e insistir que lhe defenda. Saiba que essa atitude pode minar a cumplicidade do casal. Em um momento adequado, busque definir com o seu companheiro qual a melhor forma de lidar com as atitudes impróprias da sogra.
4- Mantenha a discrição
Além disso, não divida os problemas do casal com a sogra; repreendê-la (o) diante da mãe pode gerar sérios conflitos. Tenham equilíbrio e, a sós, resolvam suas divergências.
5- Não seja a rival
Não queira disputar seu cônjuge com a sua sogra, pois cada um tem um espaço reservado na vida dele. Esse tipo de atitude fará com que ele (a) enxergue você como um (a) rival. Lembre-se: se você não pode vencer o inimigo, alie-se a ele.
Para outras orientações, participe das palestras da Terapia do Amor que acontecem toda quinta-feira, às 10h, 15h e 20h, no Templo de Salomão. Você também pode ir à Universal mais próxima. Encontre o endereço aqui.