52 decisões certas de Neemias – 32ª semana

Confie e persevere

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 32ª semana

De acordo com o Bispo Júlio Freitas, os três versículos abaixo trazem uma lição valiosa para a vida cristã. Para o desenvolvimento da fé, da comunhão com Deus e da Salvação.

Diz respeito a fé e a confiança em Deus. Pois a fé, segundo ele, pode até oscilar, mas a confiança não. Ela precisa estar sempre em desenvolvimento. “Quanto mais tempo, quanto mais problemas, dificuldades, tribulações enfrentamos na vida cristã mais a fé é fortalecida por meio da confiança”, destaca o Bispo Júlio.

Não pare a Obra que Deus lhe confiou

Assim trabalhávamos na obra; e metade deles tinha as lanças desde a subida da alva até ao sair das estrelas. Neemias 4:21

O Bispo explica que neste versículo, o Espírito Santo, por intermédio de Neemias, deixou bem claro que devemos trabalhar na Obra de Deus. E isso requer coragem e disposição. O fato de cometermos um erro ou enfrentarmos problemas e decepções não nos dá o direito de não querer mais servir.

Podemos observar que os judeus ficavam o dia inteiro armados e em vigilância. “Certamente, entre eles havia pessoas doentes, cansadas, mas nada fez com que eles parassem a obra”, destaca o Bispo Júlio.

O Bispo destaca ainda que eles não estavam olhando para o próprio umbigo, eles não estavam servindo a Deus para o seu bel prazer, para honrá-lO.

Portanto, não olhe para o que você perdeu, olhe para o que você tem que conquistar; não olhe para o que você deixou de fazer, mas para o que você tem de fazer.

Não se deixe influenciar

Também naquele tempo disse ao povo: Cada um com o seu servo fique em Jerusalém, para que à noite nos sirvam de guarda, e de dia na obra. Neemias 4:22

Eles precisavam ter disposição para trabalhar durante o dia e vigiar durante a noite. Da mesma forma nós também precisamos fazer a obra de Deus, aprimorar nosso conhecimento, buscar o Espírito Santo. Mas não podemos deixar de vigiar os nossos pensamentos, sentimentos e as palavras que ouvimos.

“Não se deixe influenciar pelo que o seu coração está sentindo, pelo que os outros estão fazendo. Olhe para você! A gente não tem como policiar os outros, mas devemos policiar a nós mesmos”, alerta o Bispo Júlio.

O Espírito Santo e a fé

E nem eu, nem meus irmãos, nem meus servos, nem os homens da guarda que me seguiam largávamos as nossas vestes; cada um tinha suas armas e água. Neemias 4:23

Não largue as suas vestes! Ou seja, não largue, o trabalho que Deus lhe confiou. Honre a responsabilidade que Ele confiou em suas mãos.

De acordo com o Bispo Júlio, a água representa o Espírito Santo, e as armas, a nossa fé.  “Com a fé e o Espírito Santo unidos, e você vestido, assumindo a sua responsabilidade, a obra de Deus será concluída, vidas serão salvas e você será aprovado”, afirma.

Acompanhe abaixo o vídeo da 32ª semana na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images