52 decisões certas de Neemias – 33ª semana

Cuidado com os aproveitadores

Imagem de capa - 52 decisões certas de Neemias – 33ª semana

Foi, porém, grande o clamor do povo e de suas mulheres, contra os judeus, seus irmãos. Porque havia quem dizia: Nós, nossos filhos e nossas filhas, somos muitos; então tomemos trigo, para que comamos e vivamos. Neemias 5:1,2

Havia uma grande fome em Israel, por isso, as mulheres clamaram a Deus pois milhares de pessoas precisavam se alimentar, mas não havia trigo suficiente.

Para o Bispo Júlio Freitas, “hoje, o pão nosso de cada dia é a Palavra de Deus, que é o nosso alimento espiritual, que atende a todas as outras necessidades que temos. Seja espiritualmente, fisicamente, emocionalmente, familiarmente ou profissionalmente”, destaca.

Também havia quem dizia: As nossas terras, as nossas vinhas e as nossas casas empenhamos, para tomarmos trigo nesta fome. Também havia quem dizia: Tomamos emprestado dinheiro até para o tributo do rei, sobre as nossas terras e as nossas vinhas. Agora, pois, a nossa carne é como a carne de nossos irmãos, e nossos filhos como seus filhos; e eis que sujeitamos nossos filhos e nossas filhas para serem servos; e até algumas de nossas filhas são tão sujeitas, que já não estão no poder de nossas mãos; e outros têm as nossas terras e as nossas vinhas. Neemias 5.4-5

O Bispo Júlio explica que as mulheres estavam clamando contra os judeus e seus irmãos, como também contra as autoridades de Israel, porque seus filhos haviam se tornado escravos dos próprios irmãos hebreus, para pagamento de dívida.

Não fique indiferente às injustiças

Então, elas clamaram a Deus e foram falar com Neemias porque não suportavam mais aquela opressão vinda da parte dos próprios judeus. “Neemias desconhecia essa corrupção entre o povo de Deus. Pessoas que estavam se aproveitando daquela situação de fome para oprimir o povo. Assim como hoje, naquela época também havia políticos corruptos mesmo entre o povo de Deus”, observa o Bispo.

Mas nós, assim como Neemias, não podemos ficar indiferentes à ação de pessoas mal intencionadas que tentam subjugar os menos favorecidos.

Neemias quando tomou conhecimento de que judeus estavam se aproveitando daquela situação de calamidade para explorar os seus irmãos e tomar seus campos e suas vinhas, agiu em favor do povo.

O Bispo Júlio destaca ainda que, embora não fosse político, Neemias tinha autoridade espiritual. Então, Deus permitiu que ele agisse e resolvesse aquela situação.

“Nesses versículos ficou claro que se a gente não tomar uma posição, os injustos vão governar e o povo vai gemer”, declara o Bispo.

Acompanhe o vídeo da 33ª semana na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images