52 decisões certas de Neemias – 35ª semana
Não se una aos corruptos
“Também desde o dia em que me mandou que eu fosse seu governador na terra de Judá, desde o ano vinte, até ao ano trinta e dois do rei Artaxerxes, doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos o pão do governador.” Neemias 5:14
De acordo com Bispo Júlio Freitas, Neemias estava se referindo aos corruptos que usavam da sua autoridade política para tirar proveito da situação difícil que Israel estava vivendo.
Por isso, Neemias fez questão de deixar claro que durante o período em que foi governador de Judá, não usou de sua autoridade para usurpar o estado e, tampouco, o povo.
“Veja que o homem de Deus, que está envolvido na política, tem por objetivo servir a Deus por meio do cargo, e não de ser servido. Seu objetivo é ajudar, contribuir, somar na vida das pessoas, na nação, na cidade e não tirar proveito disso”, destacou.
O nascido de Deus não se corrompe
Ele destaca ainda que, embora existam muitos que agem dessa forma – sob o pretexto de que “todo mundo faz” -, a verdade é que quem é nascido de Deus não se vende, não se corrompe, não procura se servir, mas usa a autoridade que lhe foi outorgada para servir a Deus e ao povo.
“Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo, e tomaram-lhe pão e vinho e, além disso, quarenta siclos de prata, como também os seus servos dominavam sobre o povo; porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus.” Neemias 5:15
Mais uma vez, Neemias afirma: “Eu assim não fiz”
Assim como Neemias não se corrompia, não se deixe influenciar pela maioria corrupta, enganadora, mal intencionada. Na ocasião, todos os outros governadores que antecederam Neemias haviam se corrompido e tiraram proveito da miséria do povo. Porém, aqueles que são de Deus verdadeiramente não agem assim.
Unidos para servir uns aos outros
“Quando temos temor de Deus, respeitamos as pessoas, o cargo, a autoridade, a responsabilidade que Deus nos confiou de servir as pessoas, acrescentar na vida delas, de fazer parte da igreja do Senhor Jesus e glorificá-lO através da nossa vida, honrá-lO através do nosso serviço”, ressaltou o Bispo Júlio.
“Como também na obra deste muro fiz reparação, e terra nenhuma compramos; e todos os meus servos se ajuntaram ali à obra. Também dos judeus e dos magistrados, cento e cinquenta homens, e os que vinham a nós dentre as nações que estão ao redor de nós, se punham à minha mesa.” Neemias 5:16,17
Ou seja, todos estavam unidos na mesma fé, no mesmo espírito de servir e não de serem servidos. “Quando a gente faz as coisas com amor, não espera recompensa e nem reconhecimento de homens, porque sabemos que a nossa recompensa vem de Deus”, observa o Bispo.
“E o que se preparava para cada dia era um boi e seis ovelhas escolhidas; também aves se me preparavam e, de dez em dez dias, muito vinho de todas as espécies; e nem por isso exigi o pão do governador, porquanto a servidão deste povo era grande.” Neemias 5:18
O Temor de Deus
Assim como os demais, Neemias também teve oportunidades para usurpar os bens do povo e tirar proveito da posição de governador, mas ele não fez isso, porque nele havia o Temor de Deus.
“Quando o temor de Deus está no cristão, ele não toca no que é de Deus, ele não toca no que é dos outros. Ele não tenta tirar proveito de ninguém, independentemente do seu nível social”, enfatizou o Bispo.
“Lembra-Te de mim para bem, ó meu Deus, e de tudo quanto fiz a este povo.” Neemias 5:19
Nossa recompensa vem de Deus
Neemias não buscou reconhecimento de homens, mas se dirigiu a Deus, pois tinha ciência de que se Deus o abençoasse teria condições de ajudar o povo de Israel.
Para finalizar, o Bispo Júlio orienta que é isso de temos que pedir para Deus: que Ele nos dê condições de somar na vida dos outros. “Tudo que nós fazemos para o povo de Deus, Ele está vendo e vai recompensar. Tome a decisão certa de obedecer a Palavra de Deus, porque ela nunca voltou vazia e jamais voltará. Tome a decisão de ser honesto, honrar a Deus e servir ao povo. Assim, você vai fazer história como fez Neemias”, assegura.
Acompanhe o vídeo da 35ª semana na íntegra: