52 Decisões certas de Neemias – 51ª semana
Não desampare a casa de Deus
“Também sobre nós pusemos preceitos, impondo-nos cada ano a terça parte de um siclo, para o ministério da casa do nosso Deus” Neemias 10:32
Esses levitas, sacerdotes e todo o povo de Israel tomaram a decisão de cultuar o Deus vivo e por isso fizeram um pacto, uma aliança onde exigiriam de si próprios fidelidade e obediência a Deus.
Porque àquelas câmaras os filhos de Israel e os filhos de Levi devem trazer ofertas alçadas do grão, do mosto e do azeite; porquanto ali estão os vasos do santuário, como também os sacerdotes que ministram, os porteiros e os cantores; e que assim não desampararíamos a casa do nosso Deus. Neemias 10:39
“Veja que quem tem uma aliança com Deus não desampara a Obra dEle, a evangelização da Sua palavra”, destaca o Bispo Júlio Freitas.
Para os pães da proposição, para a contínua oferta de alimentos, e para o contínuo holocausto dos sábados, das luas novas, para as festas solenes, para as coisas sagradas, e para os sacrifícios pelo pecado, para expiação de Israel, e para toda a obra da casa do nosso Deus. Neemias 10:33
Tudo que fazemos é uma oferta para Deus
O Bispo Júlio destaca ainda que a evangelização, a oração, apresentar as primícias, o louvor, o testemunho em casa, no trabalho, enfim, tudo isso faz parte da obra de Deus e, tudo tem de ser feito e oferecido para Deus.
“Porque Ele vê tudo que fazemos como uma oferta. Portanto, devemos fazer tudo com a consciência de que é visto por Deus como uma oferta”, ensina o Bispo.
Também lançamos sortes entre os sacerdotes, levitas, e o povo, acerca da oferta da lenha que se havia de trazer à casa do nosso Deus, segundo as casas de nossos pais, a tempos determinados, de ano em ano, para se queimar sobre o altar do Senhor nosso Deus, como está escrito na lei. Neemias 10:34
Ou seja, não podia faltar a lenha, pois ela era fundamental para que houvesse fogo para consumir os holocaustos e as ofertas que eram oferecidas a Deus.
Mantenha seu altar aceso
“Essa lenha simboliza o jejum, a oração, a meditação da Palavra de Deus. Portanto, não permita que seu altar esteja apagado. Porque um altar apagado é vulnerável à ação do mal, que vem com pensamentos, sugestões, pessoas mal-intencionadas que começam a lhe criticar. Não dê ouvidos às palavras negativas, duvidosas, de morte. Dê ouvido à Palavra de Deus, siga colocando lenha, mantenha o seu sacrifício vivo”, alerta o Bispo.
Que também traríamos as primícias da nossa terra, e as primícias de todos os frutos de todas as árvores, de ano em ano, à casa do Senhor. E os primogênitos dos nossos filhos, e os do nosso gado, como está escrito na lei; e que os primogênitos do nosso gado e das nossas ovelhas traríamos à casa do nosso Deus, aos sacerdotes, que ministram na casa do nosso Deus.
E que as primícias da nossa massa, as nossas ofertas alçadas, o fruto de toda a árvore, o mosto e o azeite, traríamos aos sacerdotes, às câmaras da casa do nosso Deus; e os dízimos da nossa terra aos levitas; e que os levitas receberiam os dízimos em todas as cidades, da nossa lavoura. E que o sacerdote, filho de Arão, estaria com os levitas quando estes recebessem os dízimos, e que os levitas trariam os dízimos dos dízimos à casa do nosso Deus, às câmaras da casa do tesouro. Neemias 10:35-38
Decida amparar a casa de Deus física e espiritual
Então, se diante das dificuldades que tem enfrentado você desamparou a casa de Deus e quebrou os votos que um dia fez de honrá-lO e servi-lO, tome a decisão de não mais desamparar a casa de Deus.
“Porque quando você desampara a casa de Deus física é porque já desamparou a casa de Deus espiritual, que é você. Cuide-se! Cuide da sua saúde, cuida da sua vida espiritual, cuide do seu serviço a Deus, cuide do seu trabalho, cuide do seu descanso. Não desampare a casa dEle, nem a física e nem a espiritual”, orienta.
Acompanhe abaixo o vídeo da 51ª semana na íntegra: