7 virtudes perdidas no casamento
Renato e Cristiane Cardoso mostram como a falta dessas virtudes podem prejudicar o relacionamento
No programa “The Love School – A Escola do Amor”, exibido no último sábado pela Record TV, os apresentadores Renato e Cristiane Cardoso falaram sobre como a falta de gentileza no casamento afeta a relação.
Os apresentadores explicaram que a gentileza vira fraqueza quando:
Você acha que qualquer favor é obrigação – Cristiane cita como exemplo quando a pessoa pega um copo de água para você e você nem agradece. E ainda diz: “não fez mais que obrigação”. Ou seja, você não está promovendo gentileza. E é bem provável que a pessoa não se sinta mais motivada a repetir esse gesto. “Porque a gentileza pede gentileza, quando você é gentil para outra pessoa você promove gentileza da parte dela também”, destaca. “E se tudo é obrigação não há razões para ser gentil”, acrescenta Renato.
Você acha que qualquer pedido é abuso – Quando a pessoa pensa assim, está desperdiçando a oportunidade de, com um simples gesto de gentileza, ganhar pontos no relacionamento.
Você usa o seu cansaço e estressa para justificar a falta de cuidado – Você sempre justifica a sua falta de cuidado, falta de zelo com o parceiro por causa do cansaço, no entanto, quando se trata de agradar amigos e até pessoas estranhas, isso não é desculpa.
“Aí fica aquela pergunta: se você tira os gestos de gentileza do relacionamento o que fica para você mostrar o seu amor, para você provar para essa pessoa que você se importa com ela, que você tem consideração, carinho por ela? ”, questiona Cristiane, levando as pessoas a refletirem sobre a sua postura dentro do relacionamento.
Então, os professores explicam que essa troca de gentilezas e reconhecimento dessas atitudes é muito importante para o relacionamento, mas infelizmente a falta delas tem afetado muitas relações.
Outras virtudes perdidas no casamento
Acompanhe abaixo mais 6 virtudes listadas por Renato e Cristiane que foram perdidas em muitos casamentos:
Favor – O hábito de fazer um favor a outra pessoa está sendo assemelhado à escravidão. “Eu não sou seu escravo”, muitos retrucam ao ouvir um pedido do cônjuge. “Não existe isso. Favor é quando você vê a outra pessoa necessitando de algo e você se prontifica a ajudar àquela pessoa. Isso é questão de boa educação”, destaca Renato.
Cortesia – Cortesia é um presente, um agrado. Como, por exemplo, quando você vai a um estabelecimento e recebe algo de cortesia. Assim também você deve saber agradar, presentear o seu cônjuge. “Não é necessariamente comprar um presente em uma loja, mas você, por exemplo, pegar a toalha de banho para o seu marido que chegou cansado, deixar tudo preparado para ele, fazer algo que ele gosta ou precisa naquele momento, mas que ele não pediu”, ensina o apresentador. O mesmo vale para o marido.
Civilidade – Quando se fala em civilidade se fala em sociedade e a primeira forma de sociedade é o casamento. Então, se você não sabe ser civilizado no casamento como é que você vai ter educação em outras partes da sua vida. Não adianta se civilizado fora de casa e grosseiro (a) com a sua esposa ou marido.
Atenção, compreensão e consideração
Atenção – Quando você está casado com alguém você tem que prestar atenção na pessoa, se interessar pelo que ela precisa.
Mercê – Mercê vem de misericórdia. Ou seja, ser compassivo, compreensivo com a outra pessoa. Quando você vir que a pessoa não está bem, está nervosa, estressada com algum problema, então você é misericordioso (a) com ela e acaba relevando muitas coisas.
Consideração – Essa virtude está diretamente ligada ao respeito, em olhar o lado da outra pessoa. Mas, infelizmente, muitas vezes falta isso em muitos relacionamentos.
O programa “The Love School – A Escola do Amor”, vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, pela Record TV.