A aliança de Deus com Abraão e a incredulidade de Sara

Entenda a razão de muitos ainda não terem alcançado a promessa de Deus na sua vida

Abraão e Sara formavam um casal admirado por todos. O amor, a cumplicidade, a amizade e o respeito que tinham um pelo outro eram notórios. No entanto, o fato de Sarai (como ainda era chamada) não poder gerar filhos a Abrão (anos depois, Deus muda o nome dele para Abraão) era uma sombra no casamento deles, especialmente para Sarai, que sofria a pressão da sociedade, da família e, sobretudo, de si mesma.

Contudo, a notícia de que Deus prometeu a Abrão fazer dele uma grande nação reacendeu a esperança em Sarai de que ainda se tornaria mãe.

“Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Gênesis 12:1-3

A dúvida anula a fé

Mas, infelizmente o ser humano é imediatista e quando não vê o seu desejo se realizar no tempo esperado, e conforme a sua própria vontade, logo desanima.

Era o que acontecia com Sarai. Ela, assim como muitas pessoas que estão dentro da igreja, não tinha um relacionamento com Deus, sua fé não era sólida e estava apoiada na fé de Abrão. Por isso, era facilmente tomada pela dúvida e pelo medo.

Então, com o passar do tempo e sem ver aquela promessa se cumprir, ela logo arrumou um jeito de dar uma “forcinha” para Deus. Afinal de contas, Deus havia prometido um filho a Abrão, não a ela. Foi o argumento que usou – somado a uma dose de dramatização – para convencer o marido a se deitar com Agar e, finalmente, ter o seu tão sonhado filho. Ela só se esqueceu de que o sonho de Abrão não era ter um filho, pura e simplesmente, mas ter um filho fruto do amor deles.

Interessante que, horas antes de Sarai ter essa ideia “brilhante”, Deus novamente apareceu para Abrão e fez uma aliança com ele. E mesmo depois de ouvir do marido que Deus, mais uma vez, afirmou que lhe daria um filho e que sua descendência seria incontável como as estrelas do céu, ainda assim, Sarai insistiu na ideia de que o marido devia se deitar com a serva Agar, para que por meio dela nascesse o seu herdeiro. Diante de tanta insistência, Abrão acabou cedendo e, com isso, atrasou o cumprimento da promessa de Deus na vida do casal.

O erro e suas consequências

Depois do erro cometido, Abrão foi tomado pelo sentimento de culpa e por uma perturbadora intranquilidade no coração. Sentimentos que invadem a nossa alma sempre que deixamos de ouvir a voz de Deus.

Contudo, não havia mais como mudar o que já estava feito. Agora, mesmo arrependido, ele teria que arcar com as consequências desse erro. A partir de então, Abrão sofreu com o silêncio de Deus. Sara, por sua vez, passou a sofrer com as provocações e humilhações de Agar, que passou a se sentir superior por carregar no ventre o filho do patriarca. E como se não bastasse tudo isso, o casamento deles, que sempre foi harmonioso e inabalável, agora estava fragilizado. Tudo isso se deu como resultado da incredulidade de Sarai.

A história de Abraão e Sara, obviamente, é um dos maiores exemplos de fé e dependência de Deus que a Bíblia nos apresenta. Mas, ao mesmo tempo, também nos serve como exemplo para não cometermos os mesmos erros.

Jesus visita Abraão

Quantos de nós enfrentamos situações complicadas na vida e até problemas irreversíveis, por conta da nossa incredulidade e falta de confiança em Deus, por deixarmos de ouvir a voz de Deus e ouvir a voz do nosso coração?

Abrão, felizmente, se deu conta do erro que cometeu, se arrependeu e seguiu em frente, confiando que Deus cumpriria a Sua promessa. Por causa dessa confiança inabalável, depois de muito anos, Deus não somente fala com ele novamente, reafirma a Sua promessa e muda o nome deles para Abraão e Sara como o visita pessoalmente. Quanta honra!

Veja abaixo a cena em que Abraão recebe o Senhor Jesus no acampamento:

Até então, Sara sempre falou para Abraão que o filho da promessa fora prometido a ele, não a ela, pois o nome dela nunca havia sido mencionado. Pois bem: dessa vez ela ouviu da boca do próprio Senhor Jesus que ela geraria um filho. E qual foi a reação dela? Ela riu… Ou seja, mais uma vez, duvidou.

Quem você tem sido: Abraão ou Sara?

Você é aquele que, como Abraão, continua crendo, independentemente das circunstâncias, porque conhece Quem prometeu? Ou é aquele que, como Sara, está sempre duvidando e dando justificativas para a sua falta de fé?

Vale lembrar que a Bíblia se refere a Abraão como o Pai da fé. Mas Sara, apenas como a esposa de Abraão. Aliás, se dependesse da fé dela, Isaque nunca teria nascido…

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Reprodução