A arte de se relacionar bem com o cliente
Conheça as abordagens e estratégias mais usadas para atingir esse objetivo
Questionar se o cliente tem sempre razão na hora de atendê-lo é um assunto discutível. O que não está em debate, no entanto, é a importância dele para o seu negócio. Ele é a mola mestra e a razão de ser de qualquer empreendimento. Por isso, fortalecer o relacionamento entre o cliente e a empresa é fundamental para quem busca sucesso empresarial. Mas como fazer isso? Como saber o que o cliente está buscando e tentar estabelecer uma relação de parceria e gratidão mútua que possa ainda lhe dar meios para identificar novas oportunidades para o seu negócio?
Para Guilherme Rosolia, especialista em marketing digital, o empreendedor deve aplicar estratégias para que o cliente confie mais naquilo que ele faz e nos produtos que oferece: “elas servem para que você maximize suas vendas diretas e saiba quanto essa pessoa vai gastar ao longo do tempo ao fortalecer esse relacionamento, que é a parte do lifetime value (LTV, ou seja, quanto de verba esse cliente investiu em você, na sua empresa e nos seus produtos ao longo de um tempo). Quanto mais ele consumir com você em um ano e quanto mais ele confiar em você, melhor será para o seu produto e para o seu serviço”, analisa.
Para gerenciar esse relacionamento, ele destaca que uma das principais estratégias é usar o sistema CRM (veja na arte abaixo).
“Humanizar a estratégia de CRM, trabalhando de um para um, é o melhor que fazemos com personalização para auxiliar na maximização de retorno e na interpretação do usuário que está pensando em comprar conosco mais vezes. Por isso, tem que ter alguém que seja ‘pai’ dessa operação de CRM e que realmente pilote a rotina de disparos ou de mensagens.”
De acordo com Rosolia, é necessário trabalhar para resguardar e fortalecer esse relacionamento entre o cliente e a marca. “O ideal é que você sempre esteja preservando a relação com esse cliente, dando para ele novos materiais, novos itens, novos conteúdos, novas dicas e fazendo com que ele sempre se lembre que a sua marca existe. Dependendo do nicho, a abordagem pode mudar. Para cada tipo de produto existem algumas estratégias e, por isso, o que você precisa, em princípio, é educar a equipe para vender”, orienta.
Segundo ele, é nesse ponto que entra uma etapa de blog de conteúdo: “é ali que você vai basicamente informar os principais benefícios e diferenciais do seu produto ou serviço. O objetivo é mais educar do que efetivamente comercializar. Então, você tem que apresentar realmente diferenciais e os benefícios de maneira isolada para conseguir fazer com que o consumidor aprenda por que o seu produto é melhor e não o do seu concorrente”, argumenta.
Também é necessário que o empresário aprimore o seu entendimento sobre o consumidor no sentido de compreender quando ele vai comprar o produto ou o serviço de que precisa. “Isso vai fazer parte de uma etapa de qualificação. Por exemplo, normalmente, quem compra determinado item pode estar em um momento de mudança de casa, em busca de experiências ou querendo suprir algum desejo. Para que você faça a melhor venda possível, terá que entender qual é o momento que aquela pessoa vive ao fazer a compra do seu serviço ou produto”, explica.
Rosolia complementa que existem inúmeras ferramentas que podem auxiliar o empreendedor a atender as expectativas dos clientes: “há mais de 500 ferramentas na internet no mercado atualmente que atendem a necessidades muito específicas e, por isso, é preciso analisar qual é a ferramenta que melhor atenderá à necessidade daquela marca, baseado no momento que ela vive. Vai ter diferença entre empresas B2B (que vendem produtos/serviços para pessoas jurídicas) e B2C (que disponibilizam soluções para pessoas físicas). Então tem que se alinhar um pouco em relação a cada nicho e cada objetivo”, conclui.
Relacionamento com Deus
Milhares de pessoas estão aprendendo a desenvolver o seu relacionamento com Deus para alavancar seus negócios. Faça como elas e participe do Novo Congresso para o Sucesso, que acontece em todos os templos da Universal todas as segundas-feiras.