A base para a comunicação entre pais e filhos

Confira o ensinamento deixado pelo casal Renato e Cristiane Cardoso, em mensagem durante reunião no Templo de Salomão

Imagem de capa - A base para a comunicação entre pais e filhos

Durante reunião no Templo de Salomão, no dia 7 de março último, o Bispo Renato Cardoso e sua esposa, Cristiane Cardoso, falaram sobre a importância dos pais notarem os seus filhos e formarem uma base de comunicação entre eles.

“A importância de notar o seu filho se refere a uma grande dificuldade de todos (…) hoje, nós vivemos uma cultura que é marcada pela correria e pelas distrações. Todo mundo está correndo atrás de alguma coisa, trabalho, contas. E, mesmo quando está em casa tem a tela do celular, a tela da televisão, a música, a notícia, o jogo, o videogame, um monte de coisas competindo pela nossa atenção. Por isso, é muito fácil os pais pensarem assim: ‘não está faltando nada para o meu filho, ele tem comida, cama, roupa’. E, assim, deixarem passar muitas coisas importantes, porque não estão prestando atenção na vida do filho”, pontuou o Bispo Renato.

O Bispo também destacou que nós nos sentimos cuidados por Deus justamente porque sabemos que Ele nos assiste 24 horas por dia. Pois, quando nós vamos até Deus nos sentimos confiantes, sentimos que podemos falar com Ele sobre qualquer coisa, porque Ele sabe quem somos, não há nada oculto a nosso respeito em relação ao Pai Celestial.

Então, indagou: ‘quantos pais não sabem de fato o que está acontecendo na vida do filho’?

“Não sabem o que está preocupando o filho, não notam a roupa, nem o que ele come? Não sabem como ele está indo na escola? Você tem que ser participativo e olhar com interesse. Saber o que se passa na cabeça dele, quem são os amigos, o que gosta de ler, qual música gosta. Saber quem é essa pessoa que está crescendo debaixo dos seus olhos. É isso que vai criar um alicerce para o relacionamento de vocês. Se você for dar bronca no seu filho ou ensinar algo sem antes ter essa ligação forte com ele, suas palavras soarão ocas, como quem realmente não se importa. Porque ele sabe que você não sabe nada a respeito da vida dele”, disse.

Comunicação eficaz  

De acordo com Cristiane, pais e filhos, muitas vezes, vivem como se estivessem em um jogo. Os filhos querem que os pais adivinhem e os pais querem deduzir algo sobre a vida dos filhos. Mas, de fato, eles estão vivendo uma realidade e precisam aprender a lidar com isso juntos e a investir em um bom relacionamento e uma comunicação eficaz.

“Não dá para ter um relacionamento com os seus pais ou com os seus filhos tendo esse comportamento de dedução (…) enquanto seria muito mais prático, muito mais eficaz, chegar e falar ‘é isso que está acontecendo’, ‘posso conversar com você?’. Ir direto ao problema. Eu não sei por que é tão difícil isso acontecer entre pais e filhos. Normalmente está todo mundo esperando algo do outro, e isso é muito ruim (…) A gente tem que aprender a deixar as coisas mais claras”, comentou Cristiane.

“A comunicação é um tipo de sacrifício, porque nem todos são, naturalmente, comunicativos. Então, você tem que praticar a confiança. Mas, é um sacrifício que é inteligente, pois vai trazer um retorno. A razão pela qual muitos pais não conseguem falar com os filhos, e vice-versa, é porque chega um momento em que eles têm que conversar, mas as palavras não vêm e a conversa não flui. Antes desse momento, não houve o cultivo de uma comunicação saudável. Não é a prática do dia a dia. Notar a pessoa que você ama é base para essa comunicação”, concluiu o Bispo.

Assista ao vídeo abaixo com a mensagem na íntegra:

Orientação para o seu relacionamento

Quer saber mais sobre o tema pais e filhos e receber orientação para o seu relacionamento familiar? Aos domingos, às 9h30, no Templo de Salomão, acontece a bênção para os casais e para as famílias. Neste domingo (14), você pode participar de um encontro. Se estiver em outra localidade, encontre o endereço de uma Universal mais próxima de sua casa, clique aqui.

ATENÇÃO: entre os dias 15 e 30 de março, em função da fase emergencial no estado de São Paulo, as igrejas não poderão realizar cultos presenciais nesse período. No entanto, mesmo não tendo reuniões, os templos da Universal estarão de portas abertas para atendimento individual. Conheça as regras, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Reprodução