A cada hora, mais de 20 pessoas são flagradas dirigindo sem habilitação
Este é o dado revelado por pesquisa que avalia quantos motoristas são multados por dirigir em desacordo com a lei. Entenda mais
Encontrar uma forma de burlar as leis tem se tornado cada vez mais corriqueiro entre as pessoas, até mesmo em situações em que indiscutivelmente isso não deveria acontecer. Uma delas é dirigir sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), por exemplo.
Se você é um dos que dirigem sem tê-la e se acha o “espertinho”, sinto lhe informar: você não é. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 162, parágrafo I, dirigir dessa forma é infração gravíssima e o veículo é apreendido até que um condutor habilitado o retire.
Apesar da punição, o número de pessoas não habilitadas dirigindo só cresce.
Só no Estado de São Paulo, de acordo com a Polícia Militar, por hora, em média mais de 20 pessoas são flagradas e multadas sem habilitação. No Amazonas, o Detran informou que, nos três primeiros meses de 2015, mais de 1.500 pessoas também foram autuadas pelo mesmo motivo.
Você que dirige sem habilitação e pensa “dirijo desde jovem sem habilitação e nunca fui pego”, lembre-se de que a questão não é apenas a multa. O maior problema é o risco que uma pessoa sem habilitação pode causar à sua vida e à das demais que circulam pelas vias. Para que um indivíduo possua uma CNH, ele passa por um preparo com aulas práticas e teóricas que o auxiliarão a tomar as devidas precauções com sua vida e com a de outras pessoas. Dessa forma, o futuro motorista terá noção de leis trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes, disciplina e, sobretudo, se mantém dentro das leis.
Seja prudente ao volante. E, se você é pai, zele pela vida de seu filho e não o ensine a conduzir um veículo enquanto for menor de idade. Se todos tiverem essa consciência, construíremos um trânsito melhor e mais seguro.