A ciência afirma: a gratidão gera felicidade
Como ser grato proporciona melhora na qualidade de vida
A palavra gratidão deriva do termo em latim “gratus” (grato), que tem o sentido de se sentir agradecido. Já no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, ela significa sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido, em relação ao autor, reconhecimento; qualidade do que é grato.
Muito mais do que falar “obrigado”, que remete a uma obrigação de retribuir o que foi recebido, a gratidão tem um conceito maior, pois é um sentimento de graça por algo agradável que nos foi oferecido.
Embora o ser humano tenha a tendência de manter seu foco nos problemas, a verdade é que a gratidão pode ser exercida tanto em momentos bons como nos ruins. Para isso, porém, é necessário manter um olhar atento ao que ocorre à sua volta. Fazer disso um hábito e tornar-se uma pessoa grata melhoram consideravelmente a qualidade de vida.
Benefícios para a saúde
Estudos norte-americanos da área da psicologia positiva descobriram que expressar gratidão gerou maiores taxas de felicidade e menos dores físicas. Pesquisadores da Harvard Medical School, em Boston, nos Estados Unidos, concluíram, por meio de estudos, que a gratidão atua como um poderoso remédio para o cérebro. Ao experimentar o sentimento de gratidão, duas partes do órgão são ativadas: a pré-frontal medial ventral e o córtex na porção dorsal. Essas áreas estão envolvidas com percepções de recompensa, de moralidade, das interações sociais positivas e na capacidade de entender o que o outro pensa.
Outras pesquisas comprovam mais ações da gratidão sobre o órgão, como a ativação da liberação da dopamina, um dos neurotransmissores vinculados ao sentimento de recompensa, e também a elevação da serotonina, o hormônio do bem-estar. Por vias neurais, a gratidão libera a ocitocina, hormônio que estimula o afeto e a tranquilidade, o que diminui os níveis de ansiedade.
O Greater Good Science Center, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, também nos Estados Unidos, patrocinou diferentes pesquisas científicas sobre o tema. Uma delas comprovou que a gratidão traz felicidade. Isso porque ela aumenta os sentimentos de otimismo, alegria, prazer e entusiasmo. A ação de agradecer reduz a ansiedade e a depressão e pode ainda contribuir para ter uma boa noite de sono.
Gratidão: o desafio
Em seu blog pessoal, o palestrante Renato Cardoso, apresentador do programa Inteligência e Fé, reforça que estudos já foram feitos no mundo inteiro mostrando que as pessoas gratas são as mais felizes: “na verdade, não precisamos que os estudos científicos nos falem isso, pois a Palavra de Deus já nos ensina a em tudo dar graças (1 Tessalonicenses 5.18). A verdade é que, quando você aprende a ser mais grato, a sua vida melhora em vários sentidos”.
Para levar as pessoas a refletirem e entenderem a importância da gratidão, ele lançou um desafio durante o programa e instigou o leitor a ser grato nos aspectos a seguir.
Localize alguém em seu círculo social e expresse sua gratidão verbalmente ou fazendo um agrado a ele. Mas não escolha alguém para quem você já faz isso. “Você pode pensar sobre como seria a sua vida sem essa pessoa. É uma das formas de identificar a importância dela. Talvez você vá fazer uma ligação ou vá lhe dar um abraço. Faça isso ainda hoje”, orienta.
As pessoas têm o hábito de verem como natural coisas pelas quais deveriam ser gratas, como a água potável. Você sabia que, segundo o Instituto Trata Brasil, atualmente mais de 35 milhões de brasileiros não têm água própria para consumo? Se você a tem, é grato por ela?
“O Senhor Jesus, na noite em que foi preso, sabia pelo que passaria, mas levantou o pão, o vinho e deu graças ao Pai pelos elementos, pela última ocasião com os discípulos e por estar próximo da missão que veio fazer na Terra. O que você toma por corriqueiro, mas que poderia agradecer por ter? Às vezes, você reclama tanto do seu emprego, mas você o tem. Quantos procuram por emprego?”, diz o palestrante, e faz um desafio: encontre esse algo “comum” de seu dia a dia, reconheça sua importância e agradeça a Deus por isso.
“Esse não é tão fácil. Um problema que você diga que tem um lado bom. Normalmente, só vemos dessa forma depois que o problema foi resolvido. Mas, graças a Deus, por esses problemas! Por causa dos meus problemas no casamento, quantos casais têm sido ajudados na Terapia do Amor? No final, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”, explica.
Identifique um problema que você está passando e descubra o que ele lhe trouxe de bom. Agradeça por ele e o use a seu favor.
Proximidade de Deus
A Bíblia fala de gratidão em diversas passagens. Em uma delas, o Senhor Jesus foi abordado por dez homens leprosos que clamavam pela cura. O Senhor Jesus propôs a eles, em Lucas 17.14: “Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes”. Ao obedecerem, todos foram curados, mas somente um – o samaritano – voltou até o Senhor para glorificá-lo e agradecer, como descrito em Lucas 17.17-19: “E, respondendo, Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou”.
É comum que as pessoas sintam aversão aos “nove ex-leprosos ingratos”, mas, quando cada uma analisa a própria vida, pode encontrar atos de ingratidão para com Deus. Muitas pessoas, depois que recebem o que tanto desejavam, dão as costas ao Altíssimo. Outras não reconhecem os feitos dEle em suas vidas, desde os mais simples, como o ar nos pulmões, até os mais complexos, como a força recebida para encarar um grande obstáculo.
Muitos não compreendem que a gratidão aproxima o homem de Deus. Reflita sobre o seu comportamento e entenda que, antes de apresentar suas petições, é preciso agradecer pelo que você já tem. A gratidão é um exercício que, se colocado diariamente em prática, melhora tanto a vida quanto a forma como ela é entendida. Portanto seja grato e torne-se feliz e leve.