A conclusão que Natan chegou ao refletir sobre as consequências do pecado de Davi
Entenda qual foi
Na última semana de “Reis – O pecado”, o público acompanhou a difícil missão do profeta Natan de entregar a mensagem de Deus a Davi e pode perceber o quanto ele ficou impactado com o alto preço que o rei pagaria pelo seu pecado.
Situação:
Não foi fácil para o profeta ser o portador dessa mensagem, principalmente, porque durante meses, tentou de todas as formas ajudá-lo, mas ele se recusava a recebê-lo.
Natan sabia que havia algo de errado no comportamento de Davi e só havia uma razão para ele se esquivar da sua presença: pecado. Mas, infelizmente, ele não conseguiu ajudá-lo e evitar que as coisas chegassem ao ponto que chegou.
A sentença:
Até que chegou o momento em que, inevitavelmente, Davi teve que atendê-lo. Agora não mais para receber ajuda e sim para ouvir a sentença do seu pecado.
É nítido o sofrimento do profeta ao saber quão terríveis serão as consequências que Davi enfrentará pelo seu pecado e que elas atingirão todos a sua volta.
O desabafo de Natan:
Ainda atônito com tudo que estava acontecendo, após entregar a mensagem a Davi, Natan desabafa com a esposa:
“ O pecado não só atinge o pecador, ele se alastra por todos os lados e todo mundo ao redor dele acaba sendo afetado, até quem não tem nada a ver com isso. Eu antes prefiro morrer, do que me afastar de Deus”.
Confira a cena:
Temor e Tremor:
Natan tinha consciência da sua responsabilidade como servo de Deus e conhecedor da Sua Palavra e que como tal, ao pecar e se afastar do Altíssimo, não seria poupado. Como explica o Bispo Macedo:
“Quanto mais conhecemos a Deus e a Sua Palavra, mais temor e tremor devemos ter, pois Ele tratará as nossas falhas com critérios justos e individuais, e ninguém estará imune às consequências das faltas praticadas”.
“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia.” 1 Coríntios 10:12
8ª temporada de Reis: