A conversa que é capaz de mudar tudo

O resultado dela depende da pessoa com quem você vai conversar

Imagem de capa - A conversa que é capaz de mudar tudo

“É conversando que a gente se entende”, diz o ditado popular. Durante uma conversa, expomos nosso ponto de vista, expressamos como nos sentimos, falamos de projetos e compartilhamos experiências. Em outras palavras, nós nos deixamos conhecer e nos permitimos conhecer o outro. E, se uma conversa com outras pessoas pode nos fazer bem, imagine conversar com Deus. Isso é completamente possível e essa conversa se chama oração.

Não importa se a faremos em pé, com os olhos abertos ou fechados, deitadas, ajoelhadas, sentadas, com as mãos levantadas ou no peito, a sós ou rodeadas por outras pessoas. A qualquer momento e em qualquer lugar podemos orar e entrar na Presença de Deus. Sua onisciência e Sua onipresença nos permitem esse acesso. A própria Bíblia orienta que devemos “orar sem cessar” (1 Tessalonicenses 5.17). E a oração, ao contrário do que muitos pensam, não é um texto decorado, mas uma conversa sincera em que expomos o que há em nosso coração, visto que não precisamos esconder nada de Deus, pois Ele já sabe de tudo a nosso respeito.

A duração de cada oração é pessoal e de acordo com a necessidade de cada um. Todos aqueles que oram falam dos efeitos positivos da oração. Por meio dela, nossa confiança é despertada, recebemos direção do que fazer, a paz em momentos de tensão e exercitamos a paciência para esperar que Deus aja no momento oportuno e da melhor forma. Ele garante que tudo o que pedirmos, em Nome do Senhor Jesus, Ele nos concederá para que a nossa alegria seja completa (João 16.24). No entanto é importante destacar que muitos não recebem o que desejam, seja porque não pedem, seja porque pedem mal, como está escrito em Tiago 4.3: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. Ou seja, seus pedidos são egoístas e não buscam o bem de todos.

A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que, por meio da oração, receberam o direcionamento daquilo que precisavam fazer em suas vidas. O Próprio Senhor Jesus estava constantemente orando e estimulando os Seus discípulos e seguidores a fazerem o mesmo. Daniel, mesmo com uma lei que o proibia de orar, orava três vezes ao dia e recebeu um livramento de Deus quando foi lançado na cova dos leões. Eliézer, servo de Abraão, recorreu a Deus em oração ao ser incumbido da difícil missão de ir a uma terra distante para encontrar uma jovem para se tornar esposa do filho de seu senhor e, mais do que isso, convencê-la a acompanhá-lo para se casar com alguém desconhecido para ela. Para sua surpresa, Eliézer viu que Deus respondeu exatamente da forma que pediu (leia a história completa em Gênesis 24). Em seu blog, Viviane Freitas destaca que muitas pessoas não conhecem o poder da oração: “elas pensam que Deus está muito ocupado para Se atentar ao pedido delas, mas desconhecem que Deus está sempre pronto para nos ouvir quando a oração é feita de forma sincera”.

Toda mulher pode tirar proveito da oração. Deus é um ouvinte atencioso, amoroso, justo e, o mais importante, está pronto para atender às necessidades apresentadas a Ele. Com Deus, cada mulher pode falar de seus anseios sem medo de ser julgada. E há outra vantagem: as transformações oriundas da oração impactam não apenas a vida da mulher que ora, mas também outras vidas, principalmente dos que estão ao seu redor, como no caso dos familiares.

Relacionamento com Deus
Sejamos francas, não há relacionamento sem diálogo e nós só conversamos com quem consideramos importantes para nós. Por isso, a oração constante de uma pessoa revela a fé que ela tem, pois, quando conversa com Deus, ela mostra que acredita nEle. O contrário, porém, também é verdadeiro: “às vezes, você não descreve sua situação para Deus, você não fala com Deus. Você tem seus problemas pessoais, seus desafios, mas não conta com Deus. A única forma de ter um relacionamento com Deus é usar essa fé”, conclui Viviane. E você, o que está esperando para se aproximar de Deus? Comece a orar e mude a sua vida.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: artpipi/getty images