A correria faz parte da sua rotina de trabalho?

Saber equilibrar as tarefas e ter bons hábitos são iniciativas que contribuem para ter uma vida produtiva, bem-sucedida e saudável

Imagem de capa - A correria faz parte da sua rotina de trabalho?

Trabalhar ininterruptamente, se cobrar demais, estar sempre sob pressão e viver mergulhado na cultura da “correria” pode não ser tão vantajoso como você imagina. Fazer muito não é sinônimo de sucesso. Pelo contrário, você pode se tornar ineficiente, sem criatividade e insatisfeito. Está cada vez mais claro que viver com a iminente sensação de urgência prejudica a mente, a saúde e o convívio familiar.

Estresse

De acordo com uma pesquisa de 2023 da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), instituição que estuda o estresse no mundo, o Brasil é o  segundo país com trabalhadores mais estressados. A avaliação mostrou que cerca de 72% dos trabalhadores brasileiros estão estressados, enquanto 32% sofrem de burnout, um esgotamento profissional que pode desencadear outros problemas de saúde mental. Mas como contornar a rotina exaustiva e ter mais tempo para desfrutar de uma vida equilibrada?

Desgaste

Em entrevista à Folha Universal, o psiquiatra Diogo Abrantes Andrade esclarece que uma vida corrida e cheia de compromissos pode levar ao esgotamento físico e mental. “O estresse crônico, em que o corpo não tem tempo para restabelecer seu equilíbrio, pode afetar o cérebro, prejudicando a memória e aumentando o risco do surgimento de ansiedade e depressão. Além disso, pode causar problemas de saúde como pressão alta e doenças cardíacas. Além do prejuízo óbvio na qualidade de vida, desenvolver um quadro patológico pode interromper temporariamente até uma carreira de sucesso”, relata.

As pessoas que trabalham em demasia apresentam alguns sinais físicos, como cita o psiquiatra: “cansaço constante, irritação, distanciamento social e queda na qualidade do trabalho. É necessário ter equilíbrio no trabalho e na vida pessoal. Também é importante estabelecer limites claros, priorizar tarefas e reservar tempo para o lazer e o autocuidado. Práticas como técnicas de gestão de tempo ajudam no aumento da eficiência. É impossível fazer tudo. Portanto definir suas prioridades e focar naquilo que realmente importa para você são ações essenciais para evitar o esgotamento e garantir uma vida mais feliz e produtiva”, diz Andrade.

Essa percepção sobre a importância do equilíbrio entre diferentes áreas da vida foi constatada na quarta edição do estudo Inteligência Emocional e Saúde Mental no Ambiente de Trabalho, realizada em fevereiro deste ano pela The School of Life em parceria com a Robert Half. Nela, 38,18% de liderados e 37,56% de líderes de diferentes regiões do Brasil responderam que a felicidade no trabalho está relacionada ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Trabalhar exaustivamente, muitas vezes sem capacidade de se desligar, pode tornar a atividade laboral uma fonte de exaustão e infelicidade. No entanto o trabalho é uma parte importante da vida do ser humano e pode gerar muitas alegrias quando executado de forma inteligente.

Equilíbrio certo

O desequilíbrio nas atividades do cotidiano sempre traz algum prejuízo para o ser humano. Por isso, é importante ter foco e organizar bem cada tarefa. Entretanto para atingir o equilíbrio pleno também é importante manter a comunhão com Deus. Para isso, busque direcionamento e inspiração para a sua carreira e a sua vida nas reuniões da Prosperidade com Deus, que ocorrem às segundas-feiras no Templo de Salomão, em São Paulo, e em todos os templos da Universal, em diversos horários.

[Falta arte]

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Michele Nascimento / Foto: Ljupco Smokovski/GettyImages / Arte: Edi Edson