A diferença de idade atrapalha a relação?

No programa Escola do Amor Responde, uma aluna de 26 anos contou que está conhecendo um homem de 39 anos. Ela disse que não vê problema em relação a isso, pois eles têm se entendido bem até a respeito das expectativas de vida. Ela, porém, pediu a opinião dos professores se isso pode impactar no relacionamento.

ALUNA – Tenho 26 anos e estou conhecendo um homem de 39 anos. Não vejo muito problema em relação à nossa diferença de idade, até porque estamos nos entendendo muito bem quanto às expectativas de vida e às nossas personalidades. Ele não é um menino, a cabeça dele é mais evoluída e isso me deixa mais segura. Ele não tem “frescurinhas” e creio que consigo tirar isso de letra. Gostaria da opinião de vocês em relação a isso.

RENATO – Se você não vê problema em relação à idade, então algum problema você vê, mesmo que seja mínimo. Você não disse o que é em sua mensagem, ainda assim existe alguma dúvida dentro de você. Quando o relacionamento começa dessa maneira, ele já não está começando bem.

CRISTIANE – Você “tira de letra” agora, durante o período de namoro. As pessoas têm de entender que na fase de namoro tudo é mais fácil. É no decorrer do namoro que você terá uma previsão do que será a vida do casal lá na frente. Você ainda não é esposa dele e ele não é seu marido. Ainda existe uma certa distância no relacionamento de vocês e, por enquanto, vão relevar muitas coisas. Você julga que essas “frescurinhas” – que não temos noção do que sejam – não são um obstáculo para você atualmente, mas precisa pensar lá na frente: como será quando vocês estiverem casados? E quando você estiver com 36 anos e ele com 49 anos?

RENATO – Vamos colocar quando ela tiver 37 anos e ele, 50, pois os 50 anos pesam mais do que os 49, psicologicamente.

CRISTIANE – Você estará no auge da idade aos 37 anos. Eu não acredito que isso seja um obstáculo. Algumas pessoas não se importam com essa diferença de idade. Talvez você seja mais reservada, mais caseira e não se importe se o seu marido envelhecer mais rápido do que você. Todavia, se você é do tipo de mulher que deseja sair, viajar e ter muitos filhos e seu marido tem 50, 55 ou 60 anos, ele não cogitará sair nem viajar. Nesse caso, essa diferença será um problema no futuro.

RENATO – Vocês estão se entendendo muito bem hoje, mas você não pode pensar em um casamento com base apenas no presente. Você precisa projetar e planejar. Isso não quer dizer que casais com diferença de idade não sejam felizes. Nós sabemos que alguns conseguem fazer muitas coisas até com um pouco mais de diferença de idade. Em nossa opinião, de forma geral, é bom que as idades dos dois sejam próximas, para que possam curtir as mesmas coisas e tenham a mesma energia e o mesmo vigor.

CRISTIANE – A decisão quanto ao que é preciso resolver passa a ser similar quando os dois têm a mesma idade. Quando vocês têm uma diferença de idade muito grande, os gostos são diferentes, assim como as decisões que devem tomar, os passeios que querem fazer e os lugares aos quais querem ir. Aí surgem conversas como “na minha época…” ou “você não sabe, pois ainda não era nascido…”.

RENATO – Você tem certeza que quer seguir em frente com esse relacionamento? Entre nesse relacionamento e faça projeções. Você ficará viúva mais cedo, provavelmente. Desde que você e ele não tenham dúvidas quanto a esses aspectos, sigam em frente. Esse é o nosso conselho para você. Nossa opinião é que os parceiros tenham idades próximas e que o homem seja um pouquinho mais maduro do que a mulher, para prover segurança para ela.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images