A diferença entre um homem que mente e aquele que diz a verdade
No Dia da Mentira, entenda por que esse hábito é tão maléfico
Certamente você conhece um mentiroso, caso você não seja um deles. Há quem minta simplesmente porque tem medo de perder um benefício ou da reação da outra pessoa diante da verdade. Mentir pode ser até uma tradição familiar inconsciente. Se o pai mentia para a esposa e vice-versa, o filho, muitas vezes, acaba repetindo essa senda e hoje, como marido, costuma dizer à esposa que se atrasou para encontrá-la por culpa do trânsito, quando, na verdade, perdeu o horário, por exemplo. Ele promete não repetir o erro, mas o fato é que ele não tem a mínima intenção de cumprir esse compromisso. É apenas outra mentira.
Enrolão
Há casos também em que o homem aprende a mentir com os outros. Ele acha bonito ser malandro e mais esperto do que os outros. Para mascarar seus erros no trabalho costuma dizer ao chefe que a culpa por determinada situação é de algum colega. Um de seus objetivos, a cada vez que mente, é estar sempre um passo à frente de todos, mas, ao ser pego na primeira mentira, inventa a segunda, depois a seguinte e assim por diante, até perder a noção de quantas vezes mentiu e do que disse anteriormente, pois ele é um enrolão.
Consequências nefastas
Até a menor mentira, aparentemente inocente, tem consequências nefastas para quem mente e para quem é envolvido por ela. Quando confrontado, o mentiroso nega a farsa. Mas chega um momento em que a falsidade é tanta que ninguém mais acredita que em algum momento esse homem está dizendo a verdade. A própria família, os amigos e até os desconhecidos o olham com desconfiança por saber que ele é um mentiroso.
A mentira e a verdade
Para mudar essa atitude, o homem precisa ter a compreensão de que toda mentira tem um pai, que é o diabo, como descrito na Bíblia (João 8.44). Você pode até ser influenciado por ele para mentir, mas a responsabilidade pela prática do ato é sempre sua. Deus abomina a mentira, até porque Ele é a própria Verdade (João 14.6).
Aproxime-se de Deus
Muitos podem afirmar que têm dificuldade em quebrar as correntes da mentira, mas o homem precisa aprender a ser honesto consigo mesmo. Ao aproximar-se de Deus verdadeiramente e seguir a Sua direção, ele tem a oportunidade de confrontar seus medos e de entender que até a mentira mais “inocente” não tem lugar. Quem tem o Espírito dEle é pleno em sua vida e, portanto, não precisa inventar histórias a respeito de nada.
Se você ainda não está com Deus, procure-O imediatamente. Se possui Seu Espírito, reforce esse laço diariamente por meio da oração e do exercício da fé.
Intellimen
Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou, no Instagram, @intellimen e saiba mais informações sobre as palestras.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.
Folha Universal, informações para a vida!