A dor que chama a atenção de Deus

Entenda como é possível ter a atenção de Deus para si

Imagem de capa - A dor que chama a atenção de Deus

Em Reis – A Sucessão, ao assumir o reinado de Israel, Salomão (Guilherme Dellorto) se deparou com um questionamento a si mesmo: “E agora?”

O sucessor do trono de Davi sabia que muitos seriam os desafios que surgiriam estando à frente da nação israelita, e a direção necessária para cumprir o propósito que lhe foi designado – ele tinha consciência – dependia totalmente do seu relacionamento com Deus.

Mas, para seguir os estatutos deixados por seu pai, Salomão precisava dar o primeiro passo: chamar a atenção do Altíssimo.

Relembre a decisão de Salomão:

“E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos.” (II Crônicas 1.6)

O que você precisa saber:

Cedo ou tarde, aqueles que são humildes em reconhecer a sua dependência em Deus vão se deparar com a necessidade de chamar a Sua atenção e alcançar a Sua direção. E, neste momento, indagações sobre como atraí-Lo surgem – e não é por menos.

No mundo existem mais de 8 bilhões de seres humanos, assim, entre tantas orações e pedidos, como é possível ter a atenção de Deus para si? Em seu blog, o Bispo Renato Cardoso esclarece: “A maneira mais rápida e mais certa é por meio da dor”.

Mas, não, não é um tipo de dor física, esta dor é o que chamamos de sacrifício.

Como isso é possível:

Pense por meio de um exemplo prático:

  • O corpo humano é formado por diferentes partes – pequenas e grandes – todas comandadas por um único órgão, a cabeça.
  • E com tanta coisa funcionando simultaneamente em seu corpo, se uma parte necessita da atenção de seu cérebro, como ela faz para ser notada? A resposta é: com a dor.
  • A dor é o sinal que seu corpo envia à sua cabeça para conseguir a sua atenção sobre algo que deve ser avaliado.
  • E quando este “sinal” é emitido, independentemente do quão significativa ou não tal parte do corpo seja, logo atrairá a atenção que necessita.
  • E se precisa de uma prova, basta arrancar um fio de cabelo de sua cabeça e você verá como a sua atenção se reduzirá a esta parte de seu corpo.

Agora, se tratando de como chamar a atenção de Deus, não é diferente.

Chame a atenção de Deus:

A Palavra de Deus diz que ao nos sujeitarmos em obediência a Deus, nos tornamos membros do corpo de Cristo, no qual Ele é o Cabeça  (Romanos 12.5). Desta forma, ao necessitar da Sua ajuda ou da Sua atenção imediata, basta enviar o sinal por meio do sacrifício (a dor).

“Você tem que enviar o sinal. Esse sinal é a dor, o que nós chamamos de sacrifício — algo que lhe causa dor, mas que você faz por causa de sua fé em Deus”, explica o Bispo.

São as atitudes de fé, como o jejum, oração, dízimos, ofertas, perdão, ajudar o próximo, e tudo aquilo que envolver negar a si mesmo em obediência a Deus nada mais são do que expressões diferentes sobre o sacrifício.

“Fé sem sacrifício, fé que não lhe incomode, fé que não faz sentir dor, é morta. Se uma parte do seu corpo está morta ou paralisada, não sente dor, ela é inútil. Você pode até machucá-la, mas ela não envia nenhum sinal para o cérebro, pois está morta. Assim é a fé sem sacrifício — não diz nada, não faz nada, não significa nada, e não consegue nada”, conclui.

Entenda: não importa quem você seja, a dor do sacrifício ganha a atenção imediata de Deus. Que tal fazer a prova?

A Sucessão: 

Acompanhe os próximos episódios da nona temporada da série Reis, de segunda a sexta, às 21h, na Record TV ou pelo Univer Vídeo. Fique por dentro!

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: DIVULGAÇÃO/SERIELLA PRODUCTIONS