A erotização infantil é culpa dos pais?

Entenda as consequência da adultização na vida de uma criança

Nas redes sociais é fácil se deparar com vídeos de crianças e adolescentes dançando de forma sensual, vestidas com roupas curtas e maquiadas como adultos. Esses são apenas alguns sinais da erotização infantil. 

E então, fica a pergunta: seria isso o resultado da desatenção dos pais, é irresponsabilidade da mídia ou falta de ação do governo?

O que analisar:

O programa Fala Que Eu Te Escuto discutiu o tema e exibiu reportagens que mostram crianças, filhas de anônimos e famosos, com comportamentos de adultos. Além de enfatizar os efeitos negativos disso para a infância e futuro de suas vidas.

O que dizem os especialistas:

“Quando apoiamos com a mídia, com o consumismo e com as redes sociais, que a criança se exponha a esse tipo de conteúdo, nós fortalecemos a ideia de que só serão aceitas ao fazerem o que estão vendo. Assim, roubamos da criança a sua infância. O resultado é que, ao serem adultas, elas vão querer voltar a vivenciar o que não tiveram quando criança. Por isso, temos hoje tantos adultos que ainda são infantilizados”, explicou a psicóloga infantil, Andressa Novaes.

“Às vezes, os pais acham que estão fazendo algo bom para os filhos e acabam metendo os pés pelas mãos. Você acha que a sua filha é bonitinha ao imitar uma cantora e quando é só uma brincadeira momentânea, não tem problema. Porém fica complicado, quando só brinca dessa forma. E, então, isso molda a sua personalidade”, observou a psicóloga infantil, Dora Lorch

Confira o resultado da pesquisa feita pelo programa:

  • 82% responderam que é por conta da desatenção dos pais
  • 15% disseram que é irresponsabilidade da mídia
  • 03% acreditam que é pela falta de ação do governo

Assista aqui o programa na íntegra.

Anote aí:

O programa Fala Que Eu Te Escuto é exibido nas madrugadas da Record TV, com transmissão ao vivo também pelo Facebook. Sempre debatendo temas atuais e polêmicos.

Acompanhe a página do programa no Instagram para ficar por dentro dos próximos assuntos.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: iStock