A esperança bate à porta

Em fevereiro, a 13ª temporada da série Reis chega com exclusividade ao streaming Univer Vídeo para despertar novas reflexões no público

Imagem de capa - A esperança bate à porta

Com a 13ª temporada pronta, a superprodução Reis volta às telas em fevereiro com exclusividade na plataforma de streaming Univer Vídeo. Essa é a última fase da trama, que na temporada anterior deixou um gostinho de quero mais com o prenúncio de uma batalha épica contra o reino de Judá.

Afinal, por que a nova página desta história tem início com esse marco? “Foi desafiador responder a essa pergunta sem revelar spoilers”, diz uma das autoras dessa temporada, Aline Munhoz, em entrevista à Folha Universal. Ela lembra que esse e outros eventos retratados em Reis estão registrados na Bíblia. “O resultado extraordinário dessa batalha contra um milhão de soldados etíopes – um número infinitamente superior ao do Exército de Asa (Ricky Tavares) – trará o fortalecimento do reino, que começará a atrair pessoas de todo Israel para Judá (2 Crônicas 15.9).”

A esperança bate à portaA partir desse momento, segundo Aline, “se desenrola a história do reinado de Asa, que, seguindo os passos de seu bisavô Davi, faz o que é reto aos olhos do Senhor e inspira toda a nação a buscar a Deus após anos de corrupção espiritual sob os reinados de seus antecessores”. Não é à toa, portanto, que a nova e derradeira temporada é intitulada Reis – A Esperança. “Ao mencionar Abias, pai do rei Asa, a Bíblia o descreve como mau e distante dos caminhos de Davi. No entanto, no versículo seguinte, a Palavra de Deus faz uma bela menção a Asa: ‘Mas por amor de Davi, o Senhor seu Deus lhe deu uma lâmpada em Jerusalém (…).’ (1 Reis 15.4). Assim, após tantos dissabores e muito desespero, Asa se levanta para iluminar Judá e dissipar as trevas que haviam se instalado na nação escolhida por Deus”, afirma.

De Norte a Sul

No reino do Sul, em Judá, o rei Asa, sua adorável pretendente Azuba (Anna Rita Cerqueira) e sua intrigante mãe, a rainha Maaca (Claudia Mauro), estarão, sem dúvida, sob os olhos atentos do público e prometem emoções que agitarão esse núcleo. “Além deles, os profetas Hanani (Iran Malfitano) e Azarias (Milton Walley) desempenharão papéis fundamentais na reforma espiritual que Asa implementará em todo o reino. Também teremos a chegada de uma linda família liderada pelo patriarca Baraquias (Gonzalez), que, com sua esposa e filhas, se unirá ao núcleo de Judá de maneira muito especial e encantadora”, assegura.

Já no reino do Norte, o ambicioso rei Baasa (Paulo César Grande) e seu único filho, Elá (Miguel Roncato) – que demonstra desinteresse pelo reino –, serão destaques no reino de Israel. “Além deles, ainda acompanharemos a amizade dos formidáveis capitães do Exército Onri (Victor Sparapane) e Tibni (Pedro Cassiano), cuja lealdade será colocada à prova com a revelação de segredos ocultos, que resultarão em um embate fatal entre os dois. Além deles, Siloé (Jessika Alves), Adina (Mah Duarte), Efá (Karla Bonfá) e Acabe (Antonio Zeni) certamente capturarão a atenção do público e causarão muitas tensões.”

Novas lições

Segundo Aline Munhoz, essa temporada tem 25 episódios. “Reis – A Esperança será repleta de tramas envolventes, suspense e inúmeras reviravoltas. A narrativa promete cativar o público desde o primeiro instante até o desfecho, explorando enredos que abordam temas universais, como traição, vício, amor, perdão, intrigas e reabilitação”, enumera. Aline destaca que a trama vai tratar da importância de manter a confiança em Deus e mostrar a armadilha da ambição desenfreada, a relevância da humildade e do perdão e a necessidade de transformar a Fé teórica em prática. “Além disso, os desafios que Asa enfrentará surgirão também dentro de sua própria casa. Nesse contexto, em um ato extremo, porém necessário, Asa demonstra que Deus ocupa o primeiro lugar em sua vida”, diz.

Apesar dessa admirável decisão, Aline lembra que Asa é suscetível a falhas. “Em um momento de descuido e de falta de vigilância em sua Fé, ele começa a trilhar caminhos tortuosos, mas até com seus erros aprenderemos valiosas lições”, pondera, garantindo que o desfecho dessa história será lindo.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Flávia Francellino / Fotos: José P. S. FREITAS