“A família dele me despreza”

No programa Escola do Amor Responde, a aluna Andréia explica que se casou há sete anos e vive um problema: a família do marido dela nunca aceitou o casamento. Como todos eles moram na mesma rua, ela diz que o esposo passa muito tempo na casa dos familiares e vice-versa. Entretanto a família do companheiro a despreza e a provoca. Andréia quer saber como deve proceder nesse caso.

ANDRÉIA – Desde que me casei, há sete anos, vivo um problema porque a família do meu marido não aceita nosso casamento. Moro na mesma rua que os familiares dele, então meu marido passa muito tempo lá e eles também frequentam nossa casa. A família dele, porém, me despreza e me provoca. Hoje meu marido já não passa mais tanto tempo com eles quanto antes e a família acredita que a culpa disso é minha. Eu fico muito irritada com essa situação. Como faço para viver em paz com meu marido e minha filha?

RENATO – Quando uma pessoa se casa, ela acaba se casando também com a família do parceiro. Isso é inevitável, mesmo que ela nunca se encontre com os familiares do cônjuge, porque o marido ou a esposa são frutos daquela árvore. Por isso, é melhor saber de onde saiu aquela fruta, para depois não reclamar que ela está estragada.

CRISTIANE – Por outro lado, ninguém escolhe a própria família. Seu marido veio daquele lar e não há o que fazer. A família é para sempre. Então, Andréia, você não pode ganhar essa briga, inclusive sua pergunta está errada. Pelo jeito você não vê necessidade de ter paz com a família dele, mas precisa ser diplomática com aquelas pessoas.

RENATO – Você tem que ser educada com os familiares dele, ainda que eles não sejam com você. Se eles a tratam mal, você precisa tratá-los bem, porque dessa forma somente eles estarão errados. Eles falam mal de você, mas sua postura deve ser oposta e você deve falar bem deles. É difícil, mas ninguém disse que seria fácil. Você precisa aprender a administrar essa situação. Retaliar a família dele não é a saída nem prender seu marido em casa é a solução. Você precisa ser respeitosa e diplomática, uma vez que você escolheu se casar com ele, mesmo sabendo que a família dele é assim.

CRISTIANE – Talvez atitudes respeitosas solucionem os problemas em seu casamento. O conflito é você não se dar bem com a família dele. Faz sete anos que você está com essa dificuldade e precisa fazer algo a respeito disso. Se essa família prejudica tanto seu casamento, veja o que pode fazer para mudar as circunstâncias.

RENATO – Não sei se você já fez sua parte nesses sete anos para tentar conquistar os familiares do seu marido. Talvez eles não tenham aceitado o casamento desde o início e você tenha deixado essa parede que se ergueu ficar no meio de vocês. Você tem duas estratégias: a primeira é trabalhar para conquistar o respeito da família de seu cônjuge, não porque ela merece, mas por necessidade. Essas pessoas podem até ser ruins, mas você deve fazer sua parte. E, caso você já venha fazendo as coisas certas e tentando agradá-las nesses sete anos, outra estratégia é manter o respeito e a educação com elas. Não se desdobre para conquistá-las. Não piore a situação e não fale mal delas. Quando você comete um deslize com quem está tentando ter um bom relacionamento, você zera seus esforços, fere as pessoas e traz de volta tudo que elas não gostariam de ter. Você não pode deixar que a fala delas irrite você. Muitas pessoas falam mal de nós o tempo todo, imagine se fôssemos nos importar com isso. Trate o seu marido bem, não fale mal da família dele e aprenda a ser diplomática.

CRISTIANE – Toda pessoa que vai se casar precisa ter um relacionamento com a família do futuro marido ou esposa, conhecer de onde o cônjuge veio e por que age de certa maneira. Família sempre será família. Não há como cortar vínculos

RENATO – Entretanto, em caso de abuso, em que os parentes dele a desrespeitam, a história é outra. Entre a família dele e você deve haver respeito mútuo, mas deve existir limites também.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Fotos: Getty images