A glória da primeira e da última casa
Leia a mensagem especial de hoje e saiba mais sobre o assunto
“A Glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, E NESTE LUGAR DAREI A PAZ, DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS.” (Ageu 2.9)
A Glória do Altíssimo – isto é, a Sua presença – do princípio do mundo aos dias atuais segue sendo a Sua Maior promessa. Mas o que Ele quis dizer com a glória da última casa ser maior do que a da primeira? Vamos entender.
Pela história:
No período em que Deus reestabelecia o seu relacionamento com a humanidade, tendas foram edificadas por Israel a fim de instituir um local propício para habitação de Seu Espírito entre o povo. Porém, apesar do intento sincero, a instalação não comportava a tamanha grandeza do Altíssimo.
Com isso, mais tarde, ao ser eleito rei, Salomão concluiu o desejo de seu pai Davi, construindo um templo reservado ao culto e adoração ao Senhor. E, assim, nasceu a primeira Casa onde a glória de Deus foi constituída. Uma glória que não estava condicionada à beleza ou grandeza física da obra, e sim à permanência do povo em Seus estatutos:
“Então veio a palavra do Senhor a Salomão, dizendo: Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai; E habitarei no meio dos filhos de Israel, e não desampararei o meu povo de Israel. Assim edificou Salomão aquela casa, e a acabou.” (I Reis 6.11-14)
Infelizmente, o apego ao mundo levou Salomão e, consequentemente, todo o seu povo e reinado a se rebelar contra o Altíssimo, resultando não apenas na destruição do templo, mas também na ausência da Sua Glória Maior.
A segunda casa:
Apesar da constante quebra de compromisso do ser humano para com Deus, o interesse do Senhor sempre foi retomar a Sua relação de intimidade e habitar com aqueles que O temem, além de firmar uma aliança incondicional e eterna. Milhares de anos se passaram, e tal desejo permanece o mesmo.
“Hoje, nós somos essa Casa para Deus e temos o privilégio de possuir a glória maior, que é o Espírito do Altíssimo. Com Ele vem a paz, que não significa ausência de lutas, mas uma quietude na alma, que provém da segurança e da certeza da vitória”, esclarece o Bispo Edir Macedo em suas anotações de fé disponíveis na Bíblia Fiel Comentada.
No entanto, isso só é possível quando nos permitimos ser reconstruídos por Ele através do novo nascimento. Um processo que exige arrependimento e, sobretudo, o abandono do pecado.
Saiba mais sobre o assunto, assista à meditação a seguir:
Ver essa foto no Instagram
Invista na fé inteligente:
Acompanhe, diariamente, a Meditação Matinal com o Bispo Edir Macedo, no Instagram ou pelo seu canal oficial no YouTube.