A Grande Festa de Encerramento

Saiba como foi o último dia de celebrações no Templo de Salomão, quando também ocorreu o fim do Jejum de Daniel

Imagem de capa - A Grande Festa de Encerramento

O som da Orquestra Jovem de São Paulo envolveu a Esplanada do Templo de Salomão no início da noite de quarta-feira, dia 31 de julho, e abriu a Noite do “Ide” com a grande festa, no décimo e último dia das celebrações pelos dez anos da Casa de Oração Para Todos os Povos. O evento contou com músicas da Banda Universos e depoimentos de membros de vários países, como Índia, Argentina, África do Sul, México e Quênia.

Festa de encerramentoA Troca das Bandeiras

Em seguida, às 19h, dando início à cerimônia de troca das bandeiras, o Bispo Renato Cardoso falou aos presentes sobre a ordem dada por Jesus, que foi registrada na passagem bíblica de Marcos 16.15: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura”. O Bispo destacou que “a obrigação de todo cristão que tem o conhecimento da Palavra de Deus é levá-la a quem ainda não A conhece”.

Festa de encerramentoO Bispo Renato ponderou que a pregação da Palavra não garante que todos irão crer Nela, pois cada um pode fazer a escolha entre o bem e o mal. Entretanto aqueles que decidiram entregar sua vida a Deus precisam viver na Verdade e levá-La onde forem: “há 47 anos, a Universal não estava em nenhum país ou Estado do Brasil, mas hoje, pelo fato de o Espírito Santo estar trabalhando por meio do Bispo Edir Macedo e por meio de pessoas despojadas, podemos ver a grandeza desse trabalho baseado na Palavra da Verdade”.

Ao som do Hino Nacional Brasileiro, 148 bandeiras, representando cada país onde a Universal atua, foram hasteadas pelos pastores de cada nação. Entre elas estavam as bandeiras da Eslováquia, da República Tcheca, da Tailândia, da Sérvia e do Sri Lanka, cinco países onde a Universal chegou recentemente.

O Espírito da Verdade

Às 20h, o Bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, deram continuidade à grande festa espiritual. Mais de 20 mil pessoas de várias localidades do Brasil e do mundo, que ocupavam o Santuário, a Esplanada, as ruas do entorno do Templo, a Catedral da Universal do Brás e a nave auxiliar menor, puderam acompanhar a palavra especial, que também marcou o encerramento do propósito do Jejum de Daniel, que começou em 11 de julho.

O Bispo Macedo pontuou que essa magnífica festa teve início há muitas décadas, guiada pelo Espírito Santo. “A Ester foi minha primeira auxiliar, a pessoa certa que foi ação de Deus, e nosso relacionamento é tão forte que reflete nosso relacionamento com Deus também”, disse o Bispo. “E é o Espírito Santo que nos dá força para prosseguir e levar pessoas ao encontro com Deus pela Palavra pregada. Esse é o nosso prêmio”, completou Ester.

Com base na passagem bíblica de João 16.13, o Bispo disse que o segredo de uma vida de sucesso é projetá-la por meio do Espírito da Verdade. “Quando uma pessoa recebe o Espírito Santo, a Verdade passa a guiá-la e, ainda que ela sacrifique e sofra por viver em um mundo de mentira, diante da injustiça, Deus é obrigado a justificá-la e honrá-la”, afirmou.

Como exemplo disso, o Bispo enumerou tudo que ele, sua família e a Igreja Universal passaram. “O trabalho da Igreja Universal sofreu muito e, se não fosse Deus, eu seria o primeiro a ser destruído, mas, pela fé e pelo Espírito de Deus, nós tivemos a convicção da vitória e somos testemunhas da honra dEle.”

Segundo o Bispo, a Verdade é a única forma de acesso ao Criador e à Sua justiça. “Antes de buscar solucionar seus problemas financeiros, amorosos ou conquistar outras coisas, você precisa ter o Espírito Santo para lhe guiar sobre a Verdade, negando, assim, o espírito da mentira e tudo que pertence a ele”, concluiu o Bispo, que seguiu em oração para determinar o derramamento do Espírito Santo sobre a vida de todos os presentes.

Festa de encerramentoUm sonho realizado

Entre os milhares de presentes ao encontro estava a estudante Myrma Fayme (foto ao lado), de 30 anos, que veio diretamente do Senegal e conheceu o Templo de Salomão pela primeira vez. “A imensidão do Templo não é só física, mas espiritual. Saio daqui levando ainda mais o amor pelas almas, pela Obra de Deus e por todas as pessoas que estão no Senegal, apesar das dificuldades”, disse.

Sessão Solene

No dia 2 de agosto, às 19 horas, ocorreu uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em comemoração aos 10 anos do Templo de Salomão. A solenidade, organizada pelo deputado Gilmaci Santos (Republicanos), teve a presença de centenas de pessoas, que lotaram o Plenário Juscelino Kubitschek. O Bispo Danilo Sgambatti representou o Templo de Salomão e a Igreja Universal.

Entre os participantes estavam os deputados estaduais Altair Moraes e Danilo Campetti (Republicanos), a deputada federal Maria Rosas (Republicanos) e o advogado Aloisio Pinheiro, que representou o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro e Laís Klaiber / Fotos: Guilherme Branco e Demétrio Koch