A história da humanidade foi definida em uma semana

A Semana Santa é lembrada pelo sacrifício de Jesus, evento que foi precedido por lições preciosas

Imagem de capa - A história da humanidade foi definida em uma semana

O Senhor Jesus veio ao mundo para salvar a Humanidade. Essa missão envolveu momentos de vergonha, dor e rejeição, culminando com a Sua morte, por meio da qual Ele carregou os nossos pecados. Ao ressuscitar, Jesus nos concedeu, em Seu Nome, a vitória sobre a morte eterna.

Por essa razão, a última semana de Jesus na Terra, conhecida como Semana Santa, é o período mais importante do calendário cristão. Ela começou com a entrada triunfal do Messias em Jerusalém, montado em um jumentinho. Na ocasião, as pessoas estenderam suas roupas pelo caminho, formando um tapete para que Jesus passasse e O saudaram com ramos de árvores (Mateus 21.1-11) e, por isso, o evento é chamado de Domingo de Ramos.

Momentos marcantes

Apesar de saber que aquela semana seria a da Sua crucificação, o Senhor Jesus aproveitou cada instante para promover o Reino de Deus. Ele expulsou do Templo os cambistas que faziam comércio naquele lugar santo, ensinou sobre o Reino dos Céus e a sua justiça e preparou os Seus discípulos para o porvir.

Entretanto, da Sua entrada triunfal até o dia da Sua morte – que é conhecido como a Sexta-Feira da Paixão de Cristo – e da Sua Ressurreição, três dias depois, no Domingo de Páscoa, o Senhor Jesus deixou lições valiosas para todos nós. Confira algumas delas abaixo.

 

A Última Ceia

A história da humanidade foi definida em uma semana

Se você soubesse quando seriam seus últimos dias de vida, provavelmente se reuniria com aqueles que ama. Foi isso que o Senhor Jesus fez: reuniu os seus discípulos e preparou uma ceia para todos (Leia em João 13).

Nessa última refeição, na véspera da Sua crucificação, Ele repartiu o pão – simbolizando o Seu corpo, que seria dado em sacrifício vivo na cruz – e o cálice com vinho – simbolizando o Seu sangue derramado por nós. Ele revelou que seria traído por um dos Seus discípulos e lavou os pés de todos, deixando claro o que esperava de cada um deles: que servissem uns aos outros com amor, pois, agindo assim, todos reconheceriam que eram Seus discípulos.

Oração no Getsêmani

Após a Última Ceia, o Senhor Jesus foi com os Seus discípulos até o Jardim Getsêmani. Lá, Ele alertou os discípulos para que vigiassem com Ele em oração e sentiu uma profunda tristeza pelo que estava para acontecer. Em oração, o Messias pediu a Deus que, se possível, afastasse dEle aquele “cálice”, mas que, acima da vontade dEle, fosse feita a Vontade de Deus. Momentos depois, Judas chegou e o beijou no rosto, sinalizando para os soldados que o acompanhavam que aquele era o Messias. Jesus foi traído, mas não reagiu. Pelo contrário, curou um dos soldados que fora ferido por Pedro e repreendeu o discípulo, ordenando que guardasse a espada, pois todos os que usassem a espada, pela espada morreriam (Mateus 26.52).

Crucificação

Depois de ser julgado, Jesus ouviu a mesma multidão que antes O saudara pedir a Sua prisão e a libertação de Barrabás. Ele recebeu uma coroa de espinhos e carregou Sua cruz até o local da crucificação, onde foi pregado nas mãos e nos pés. Jesus suportou socos e açoites que rasgaram Sua carne (Isaías 50.6). É crucial lembrar Seu sacrifício e reconhecer que nossos pecados Lhe causaram sofrimento. Durante todo o tempo, Jesus orava ao Pai para perdoar Seus agressores, pois não sabiam o que faziam (Lucas 23.34).

Ressurreição

A história da humanidade foi definida em uma semana

O Senhor Jesus venceu a morte e ressuscitou no terceiro dia. Em suas anotações bíblicas, o Bispo Edir Macedo esclarece que, embora o Senhor Jesus tenha feito milagres e dado um exemplo de vida extraordinário, só o Seu sacrifício poderia perdoar os pecados do mundo: “Com a morte do Cordeiro de Deus, a Lei se cumpriria, isto é, o pecado seria expiado e a justiça e a Salvação seriam concedidas aos que cressem em Seu Nome.”

CARAVANA PARA ISRAEL

Conhecer a Terra Santa é conhecer o lugar onde ocorreu o maior acontecimento da Humanidade: a morte e a ressurreição do Senhor Jesus.

Em junho acontecerão duas caravanas com destino a Israel: uma realizada pela Força Jovem Universal (FJU) e outra exclusiva para mulheres, com a presença de Cristiane Cardoso, apresentadora do programa The Love School, da Record. No pacote estão incluídos alimentação, translado e ingressos para os passeios, hospedagem e passagem área de São Paulo a Tel-Aviv.

As vagas são limitadas. Obtenha mais informações pelo WhatsApp (11) 2392-3664, no caso da Caravana Cura da Alma, para mulheres; ou (11) 96448-8062, para a Caravana da FJU.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: artplus, RyanJLane, AndreyKrav, Kevin Carden, Romolo Tavani e Mathias Starzer/gettyimages