A igreja que foi prudente
No último sábado de outubro, o encontro dos Obreiros Universal trouxe uma grande reflexão espiritual para todos os servos que desejam ser aprovados diante de Deus
O livro bíblico de Apocalipse traz muitas revelações e enigmas que podem ser desvendados e entendidos tanto por meio de leituras como da observação dos acontecimentos atuais. Contudo, mais do que sinais e previsões sobre o Fim do Mundo, Jesus deixou registrado um alerta para sete igrejas específicas na época dEle, revelando a condição espiritual de cada uma, além do aviso de que elas não perdessem o bem mais importante: a coroa da vida.
Dentre essas sete igrejas situadas na região da Turquia, no sudoeste da Ásia, apenas duas não foram repreendidas: Esmirna e Filadélfia. As igrejas de Éfeso, Pérgamo, Tiaitura, Sardes e Laodiceia foram alertadas sobre seus erros e pecados e avisadas de que, se não se consertassem, perderiam a Salvação.
Diferentemente das outras igrejas, Esmirna e Filadélfia eram as que mais sofriam perseguição e pobreza, mas, mesmo diante das suas dificuldades e fraquezas, recorriam a Deus, reconhecendo sua impotência. Alguns detalhes chamam a atenção na análise minuciosa das cartas reveladas a essas duas igrejas: na declaração feita para a igreja Filadélfia, que recebeu a sexta carta, lê-se: “… tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Eis que eu farei aos da sinagoga de satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo” (Apocalipse 3.8-9). Mais do que reconhecimento, Filadélfia recebeu a declaração de amor e segurança de Jesus, que prometia proteção e justiça.
Mês das Sete Igrejas
Com base nessa revelação espiritual, durante o mês de outubro, os obreiros da Universal tiveram como propósito refletir sobre sua situação e relacionamento com Deus e buscaram reconhecer com qual ou quais dessas igrejas se identificavam. O objetivo era que eles se arrependessem de seus erros e passassem a ser como Filadélfia diante do Altíssimo. Além disso, eles tiveram a oportunidade de preparar uma oferta de sacrifício a Deus apresentada depois, diante do Altar, com uma foto sua vestindo seu uniforme.
Depois de quase um mês de reflexão sobre essas revelações bíblicas, no dia 28 de outubro, os obreiros tiveram o seu encontro mensal, conduzido pelo Bispo Adilson Silva (foto abaixo) diretamente do Templo de Salomão, em São Paulo, com transmissão ao vivo para todo o Brasil.
A reunião contou com a participação de obreiros, colaboradores e servos que estão fazendo o Curso Preparatório para Obreiros (CPO). Além disso, estiveram presentes pessoas que um dia serviram a Deus, mas estavam afastadas de Sua Presença e receberam o convite para voltar à Casa do Pai.
Durante o encontro, o Bispo Adilson fez uma oração e proferiu palavras de resgate direcionadas àqueles que estavam longe do Altíssimo. Em seguida, ele mencionou a parábola das dez virgens, cinco prudentes e cinco loucas (ou néscias), como está escrito em Mateus 25.1-13. “As dez mulheres estavam com as lâmpadas acesas, mas cinco delas não levaram azeite, mesmo não sabendo quando o Noivo voltaria; já as prudentes levaram azeite exatamente por esse motivo, pois não queriam estar sem quando o Noivo chegasse”, explicou o Bispo.
Como cinco virgens não tinham se preparado, faltou azeite para a chegada do Noivo e as prudentes não puderam dar o azeite que tinham a elas, afinal, faltaria para elas também. “A Salvação é algo totalmente individual. Não podemos emprestar para ninguém nem dividir. O azeite representa o Espírito Santo e é Ele que nos mantém firmes. As dez virgens estavam se preparando, mas a Salvação é para quem já está preparado”, detalhou.
Filadélfia era prudente
Segundo o dicionário Aulete Digital, prudência significa “qualidade própria de quem age com cuidado para evitar más consequências”. O Bispo Adilson disse que a pessoa prudente é aquela que tem o corpo sujeito à sua mente e, por isso, nunca fala ou age antes de pensar. Ele lembrou que toda imprudência gera uma consequência, mas, no âmbito espiritual, a perda é irreparável. “As néscias bateram na porta e ouviram um ‘não’. Tem gente que só vai acordar quando estiver no inferno, mas não haverá mais jeito. Quando o assunto é a Salvação, você não pode brincar nem negociar nem por coisas nem pessoas.”
Ele ainda citou a passagem bíblica de Lucas 17.32: “Lembrai-vos da mulher de Ló”. A mulher de Ló desobedeceu o anjo do Senhor e olhou para trás, transformando-se em estátua de sal. A história mostra que o cristão precisa continuar olhando para a frente e ser cauteloso. “Seja como a igreja de Filadélfia e que a carta direcionada a ela seja o retrato de nossa vida. Nenhuma conquista deste mundo vai compensar a sua Salvação”, frisou o Bispo Adilson.
Santa Ceia
No final do encontro, durante a busca do Espírito Santo, a Santa Ceia do Senhor foi realizada com todos os presentes, para que eles retomassem a Aliança com Deus e tivessem sua fé fortalecida para que se mantenham firmes até o fim, como Filadélfia. A certa altura da oração, as ofertas de sacrifício com as fotos de cada servo foram apresentadas no Altar de Deus. Posteriormente, elas foram levadas pelo Bispo Adilson para a Turquia, onde estão hoje as ruínas da Igreja de Filadélfia, representando a vida de cada obreiro. O objetivo é que todos os servos sejam aprovados pelo Altíssimo, assim como aquela igreja foi diante de Deus.