A importância da conscientização sobre o câncer infanto-juvenil é tema de palestras do Mulheres em Ação

Ações foram direcionadas a alunos, pais e docentes de três países do continente africano: África do Sul, Quênia e Zâmbia

Imagem de capa - A importância da conscientização sobre o câncer infanto-juvenil é tema de palestras do Mulheres em Ação

O grupo “Mulheres em Ação” (Women in Action) realizou recentemente ações em dezenas de escolas da África do Sul, Quênia e Zâmbia. Palestras foram ministradas a alunos, pais e docentes com o objetivo de orientar e informar a população sobre a doença e tratamento existente para o câncer infanto-juvenil.

O principal objetivo da ação foi levar conscientização sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, e a importância do diagnóstico precoce. Devido à falta de informação sobre a doença, muitas crianças acabam sendo diagnosticadas tardiamente, quando o câncer já está em um estágio avançado.

“Muitas pessoas em nossa comunidade, por falta de informação, pensam que uma vez diagnosticadas com qualquer tipo de câncer, têm uma sentença de morte. Quando os informamos sobre a palestra, ficam tensos. Mas, ao entenderem sobre a doença e os diferentes tipos de tratamento, eles começam a interagir. Os testemunhos também os ajudam”, declarou Precious Chavane, integrante do grupo “Mulheres em Ação” na África do Sul.

Formado por esposas de pastores que atuam no trabalho de evangelização nesses países, com esse trabalho, o grupo levou informação e conscientização a cerca de 9 mil pessoas. “Fazer parte dessa ação é maravilhoso, pois, conseguimos conscientizá-los. E, com isso, eles ajudam aqueles que estão ao seu redor, como família, amigos, comunidade. Também conseguimos esclarecer muitos mitos que eles têm sobre o câncer”, pontuou Precious.

Conscientizando crianças e adultos

As palestras foram realizadas em 24 escolas ao todo. Slides e panfletos explicativos foram apresentados aos pais e professores. Além disso, voluntárias qualificadas responderam às perguntas, esclarecendo todas as dúvidas.

“Fomos muito bem recebidos por todos da escola. Os professores ficaram muito felizes com a nossa visita. Eles precisavam de mais informações de como é possível ajudar as crianças e os pais nesse assunto. Uma vez que são eles que passam a maior parte do tempo com as crianças na escola. Foi gratificante poder ajudá-los”, disse Solange Oliveira, do grupo da África do Sul.

A saber, para as crianças foram utilizados métodos didáticos e dinâmicas diversificadas como brincadeiras, cartazes, balões, mascote, pinturas e outros recursos. Elas aprenderam sobre os sintomas e o que deve ser feito caso percebam algum.

No Quênia, as palestras do grupo “Mulheres em Ação” também ocorreram na Global One Primary School, em Kibera, considerada a maior favela da África, e em mais duas escolas localizadas na tribo Massai.

A ação foi motivada pelo “Setembro Dourado” – campanha que é mundialmente conhecida como forma de enfatizar e intensificar a importância da conscientização sobre o câncer infanto-juvenil.

Mulheres em Ação

Gostou do texto e quer saber mais sobre o grupo Mulheres em Ação e também outros assuntos? Então, acompanhe, diariamente, as matérias publicadas no universal.org e mantenha-se informado sobre reuniões, ações e eventos dos projetos e grupos de voluntários da Universal.

Ademais, seja também um voluntário. Encontre o endereço de uma Universal mais próxima de você.

Confira abaixo mais fotos das ações:

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Cedidas