A importância da família nos relacionamentos

Os apresentadores Carlos e Cintia Cucato falaram sobre o papel dos pais no namoro, principalmente, quando a família vê coisas que os envolvidos na relação não percebem

Imagem de capa - A importância da família nos relacionamentos

O programa “The Love School – Escola do Amor”, exibido no dia 13 de junho último, abordou como principal tema a importância da família nos relacionamentos. Os apresentadores Carlos e Cintia Cucato mencionaram o “Dia dos Namorados”, celebrado um dia antes do programa, como uma boa data para se falar, não apenas do envolvimento amoroso, mas, também, de outras questões que cercam um relacionamento0.

Por exemplo, o papel dos pais/família no processo de namoro, noivado e casamento dos filhos. Principalmente, quando a família enxerga coisas que os envolvidos na relação não percebem.

Para ilustrar, os apresentadores mostraram o caso do cantor Nego do Borel que enfrenta conflitos familiares publicamente. Os pais de sua namorada desaprovam o relacionamento e o acusam de ser mau caráter. E, também, o caso da mãe do jogador Neymar, Nadine Gonçalves. Ela está vivendo um relacionamento conturbado com um homem mais jovem e que foi acusado, anteriormente, de agressão. A família já se posicionou contra a relação.

“A família pode perceber aspectos do relacionamento que o casal não está enxergando por conta do envolvimento, (…) da emoção”, explicaram os apresentadores.

Segundo eles, uma crítica até pode, sim, ser implicância. Contudo, é sempre bom estar atento aos fatos e analisar toda a situação que está sendo colocada. Na maior parte das vezes, os pais, que têm mais bagagem referente a relacionamentos, estão corretos. Ademais, quem está de fora tem outra visão. Por isso, é importante observar e avaliar os argumentos dos pais, antes de confrontá-los, para não se machucar mais para frente.

A mágoa e o perdão

Além disso, Carlos e Cintia Cucato falaram sobre um sentimento ruim que o ser humano pode carregar com ele e destruir a sua vida: a mágoa. Muitas pessoas, diante de uma traição, por exemplo, carregam a mágoa por anos e isso as impedem de seguir a vida com paz e felicidade. Esse sentimento acaba definindo, além de atitudes, decisões e escolhas, também comportamentos auto-destrutivos.

De acordo com os apresentadores, uma pessoa refém da mágoa fica presa ao passado, nutre um desejo de vingança e revive a dor, sofrendo com ela constantemente. Então, pontuaram que a pessoa precisa aprender a perdoar para se livrar da mágoa. Pois, perdoar não é sinônimo de fraqueza. Pelo contrário, só vai fortalecer a pessoa a deixar para trás tudo que faz sofrer e começar uma nova vida.

“O perdão é inegociável. Perdoar não é um sentimento, é uma decisão. Significa olhar para frente”, afirmaram.

Assista abaixo ao programa na íntegra com todos os ensinamentos:

Escola do Amor

Quer saber mais sobre os assuntos abordados no programa e outros temas? Acompanhe o “The Love School – Escola do Amor” , que vai ao ar todos os sábados, ao meio-dia, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Michele Roza / Fotos: Reprodução e Getty Images