A liberdade de se manter off-line
Leia e entenda os benefícios de tal decisão
De acordo com um estudo global realizado em julho de 2022, uma pessoa passa, em média, 2 horas e 29 minutos diários conectada às redes. Uma frequência que, na vida de alguns, pode significar muito além de um mau hábito, mas um sinal de dependência.
No entanto, pesquisas e relatórios emitidos por organizações e big techs proprietárias de plataformas de redes sociais afirmam que a conscientização sobre o uso da internet trouxe à tona uma nova realidade: o número de usuários ativos estão diminuindo pela primeira vez na história.
Saiba mais:
Brasil afora, a lista de celebridades que anunciaram o afastamento das redes sociais é extensa. Seja com uma decisão definitiva ou uma breve pausa, muitos famosos que aderiram à experiência de viver “off-line”, assumem os benefícios do desligamento a curto ou a longo prazo, e afirmam que a atitude é, sem dúvidas, necessária em algum momento da vida.
Mas não é somente os que vivem sob a pressão pela exposição, a cobrança por seguir padrões estéticos ou à mercê da cultura do cancelamento que adotam tal medida, cada vez mais usuários comuns estão decidindo abrir mão de uma vida pública.
Entre esses, está a espanhola Gayle Macdonald, de 45 anos, que vive na Espanha. À BBC News Brasil, ela conta o que a levou à decisão e como a atitude a livrou da dependência em que se encontrava:
“Pensar todo o tempo em criar conteúdo e me preocupar com o que dizer estava ocupando espaço demais na minha cabeça e me deixando deprimida. Depois que saí, não tive mais vontade de voltar. Estou agora há mais de seis meses sem acessar as redes sociais e recuperei parte daquela sensação de paz e liberdade”, relembrou.
Pelos números:
Um levantamento realizado pelo Facebook, rede social da Meta, em 2022, apontou uma queda significativa no número de usuários ativos da plataforma. Cerca de 10 milhões de usuários deixaram a rede social, se comparado ao ano anterior.
Já a rede social digital X (antigo Twitter), segundo o eMarketer, fechou o ano de 2023 com um recuo de 2,7% na base de usuários; e, em 2024 e 2025, deve apresentar uma queda acentuada de 4,1% e 4,9%, respectivamente.
O que aprendemos com isso:
Estar conectado constantemente com o mundo e as ideias promovidas por ele pode resultar em consequências negativas à mente e à alma do ser humano. Por isso, muitos reconhecem que a desintoxicação das redes sociais é mais do que necessário. E se você também reconhece a importância da distância das redes, temos a oportunidade perfeita para você!
Jejum de Daniel:
Se você deseja se desintoxicar das informações irrelevantes deste mundo que têm feito mal à sua saúde mental e espiritual, participe do Jejum de Daniel. O propósito – que acontece entre 11 e 31 de março – é a oportunidade perfeita para se aproximar da Palavra de Deus e ser preenchido pelos Seus pensamentos, ou seja, pelo Espírito Santo.
Clique aqui e saiba o passo a passo do propósito especial.
“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da Terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3.2,3)
Leia também: Saiba por que ficar longe de notícias ruins pode lhe ajudar