A maior honra que alguém pode receber de Deus
Mas, para alcançá-la, existe um segredo. Saiba qual é
Nesse domingo último (26), durante o Santo Culto em seu lar, realizado e transmitido, ao vivo, direto do Templo de Salomão, o Bispo Renato Cardoso falou acerca da importância de honrar a Deus.
Mas antes de entrar neste assunto, como é de praxe, ele e a esposa, Cristiane Cardoso, oraram pelos casais e transmitiram um importante ensinamento.
Citando João 14:23, o Bispo Renato afirmou que o verdadeiro amor guarda as palavras da pessoa amada.
“…Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra…”
O Bispo explica que isso significa prestar atenção, entender o que a pessoa está falando e atendê-la.
“A maioria das pessoas diz crer em Deus. Mas, se você olhar um pouquinho mais perto para verificar se a pessoa vive de acordo com a Palavra de Deus, os números vão inverter: não será mais a maioria, mas a minoria. A minoria das pessoas, de fato, ama a Deus. Porque amor não está ligado a sentimento. É claro que envolve sentimento, mas é uma fatia muito pequena do verdadeiro amor. Amor está ligado àquilo que eu guardo do querer da outra pessoa (…), porque quem ama se preocupa em agradar a outra pessoa”, esclareceu.
A importância de honrar a Deus acima de tudo
“…porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados” 1 Samuel 2:30
Em seguida, baseado neste versículo, o Bispo Renato deu início à pregação. Mas, antes, para que todos tivessem a perfeita compreensão do significado e da profundidade dela, ele explicou em que contexto e para quem ela foi dita.
Foi ao profeta Eli, que naquele período era profeta em Israel. Eli tinha dois filhos que, embora ajudassem o pai nas tarefas do Templo, faziam o que era abominável para Deus: se aproveitavam das mulheres que iam ao Templo e das ofertas que o povo trazia.
Eli, por sua vez, mesmo tendo conhecimento das coisas erradas que os filhos praticavam não os repreendia, pois, tinha medo que a sua descendência perdesse o direito do sacerdócio.
“Na sucessão do sacerdote, os seus filhos iriam ocupar o seu cargo. Ou seja, preocupado com a sua descendência, ele acobertava o comportamento dos filhos e desonrava a Deus”, explicou o Bispo.
De acordo com o Bispo Renato, Eli perdeu justamente o que mais temia, porque honrou mais os filhos do que a Deus.
O segredo para ser honrado(a) por Deus
“Você que se pergunta: ‘por que a minha vida é um fracasso? Por que eu sou tão envergonhado?’ Você que tem sido desprezado pela sua família, pela sociedade, desonrado. Preste atenção: Deus está dando aqui o segredo para a pessoa que quer ser honrada”, alertou o Bispo.
Ele ensina que se quisermos ser honrados não devemos buscar a nossa própria honra. “Porque quem busca a própria honra é orgulhoso, é egoísta, está preocupado consigo mesmo, como Eli. Essa busca incansável pela própria honra provém do medo de perder. Por isso, a Palavra de Deus fala inúmeras vezes: não temas!”, destacou.
Como Deus quer ser honrado?
“Talvez você esteja há anos na igreja e até hoje só se preocupou em pedir. Não que seja errado pedir. Deus, inclusive, nos orienta a fazer isso. Contudo, honrar a Deus é, principalmente, ouvi-lO e obedecê-lO; fazer o que Lhe agrada. Quando você faz isso, Deus não tem outra alternativa que não seja honrá-lo (a) também. E a maior honra que o Senhor Jesus pode dar a um filho dEle, é o Espírito Santo”, finaliza o Bispo Renato.
Clique aqui e assista o Santo Culto em seu lar na íntegra.