A mão que escreveu toda a história

Como Deus providenciou que vários acontecimentos cooperassem para um propósito infinitamente maior do que um império

Imagem de capa - A mão que escreveu toda a história

A minissérie A Rainha da Pérsia, exibida na Record e no Univer Vídeo, chega à última semana. Porém, mais do que a história de uma rainha e o livramento que ela promoveu, a trama mostra como Deus agiu em todas as circunstâncias para a conservação do Seu povo e da Sua Palavra.

Curiosamente, no livro bíblico de Ester, “Deus” não é mencionado nem sequer uma vez, mas, apesar disso, quem lê essa parte da Bíblia termina a leitura com a nítida percepção de vê-Lo em todos os acontecimentos. Cada evento foi aproveitado por Deus para escrever uma das mais lindas histórias descritas na Bíblia: desde a deposição de uma rainha, passando pelo decreto que levou uma jovem de origem judia a um harém, até o decreto para eliminar o povo judeu. Afinal, a Salvação para a Humanidade viria dos judeus (João 4.22) com o nascimento e o sacrifício do Senhor Jesus. Mas como isso seria possível, se esse povo fosse exterminado?

 

 

 

 

 

 

 

Virando o jogo
O decreto para o extermínio dos judeus era irrevogável, mas não impediu que a mão de Deus continuasse a escrever a história. Foi a partir dele que a jovem Ester (Nathalia Florentino), que não entendia a razão de estar como rainha, compreendeu sua posição estratégica. Assim, mesmo sob risco de morte, ela revelou sua origem e intercedeu junto ao rei por seu povo, que recebeu a chance de lutar por sua vida.

Mesmo em desvantagem numérica, os judeus não foram exterminados graças à intervenção Divina. Ao verem o livramento que receberam, muitos que não eram judeus se converteram ao Deus-Vivo. No final das contas, o dia determinado para o fim daquele povo foi marcado pela salvação que ele recebeu – até hoje, essa data é celebrada todo ano pelos judeus com a Festa de Purim.

Na Bíblia Sagrada com suas anotações de fé, o Bispo Edir Macedo destaca que “as más notícias se convertem em boas-novas quando usamos a fé. Somente o Todo-Poderoso tem o poder de transformar o mal em bem para nós. O decreto determinava que os judeus fossem mortos, mas, ao contrário disso, eles prevaleceram contra os inimigos. E, em vez de pranto, houve comemoração pelo livramento”.

Além disso, o Bispo lembra que essa história nos ensina “a olhar as tribulações e as dores na perspectiva do Todo-Poderoso, pois, no momento certo, Ele transformará sofrimento em vitória e usará nossa história para ganhar outras pessoas para o Seu Reino (…) e que jamais podemos nos esquecer da boa Mão de Deus em nosso favor, pois foi por meio dEla que inúmeras vezes fomos, e ainda seremos, livres de tantos problemas”.

 

 

 

 

 

 

 

 

E na sua história?
Você pode considerar que a história da sua vida não tem nada de Divino, mas você pode, da mesma forma que na história de Ester, ver Deus em tudo: nas lutas e dificuldades que lhe conduzem a depender somente da sua fé nEle, nas bênçãos e também nos “nãos” que recebeu e que lhe pouparam de muitos sofrimentos. E acima de tudo que, quando Ele poupou o povo do extermínio, ainda que você não existisse, Ele estava pensando também em você para que recebesse a chance de, por intermédio do Senhor Jesus, ter uma vida não apenas aqui, mas por toda a eternidade ao lado dEle.

“A vitória sempre vem por meio de muitas lutas. A obediência à direção Divina traz respostas em qualquer circunstância. O Altíssimo controla tudo, embora Suas Mãos não sejam percebidas. O Soberano continua pronto para atender às orações e reverter situações aparentemente impossíveis. Mas, para isso, Ele procura pessoas como Ester e Mordecai para erguer e usar. Isto é, pessoas simples e até desprezadas, mas capazes de dar passos de fé para materializar os Seus propósitos”, conclui o Bispo.

Todos os capítulos da minissérie ficarão disponíveis no univervideo.com.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: JPSFREITAS, Leandro Marcio, ULISSES NETTO