A máquina do tempo: “se eu pudesse voltar atrás…”
Com certeza você já ouviu falar sobre a máquina do tempo em algum filme de ficção ou em um livro de história. Ela traz uma ideia que leva o ser humano a pensar: “ah, se eu pudesse voltar no tempo ou pudesse voltar atrás”. Imagine, então, se você pudesse voltar no tempo e tivesse a possibilidade de salvar um relacionamento que perdeu ou se conseguisse investir em momentos nos quais você agiu mal.
Esse desejo figura na mente de muitas pessoas. Cientistas gastam rios de dinheiro e dedicam a vida para descobrir como voltar no tempo. Mas, enquanto a ficção busca isso, a Palavra de Deus mostra que um dos homens mais antigos das Escrituras Sagradas falou sobre o assunto – foi Jó, em 29.2: “Ah! Quem me dera ser como eu fui nos meses passados, como nos dias em que Deus me guardava!” Jó perdeu dez filhos, sua saúde, seus negócios e seus bens. Em questão de dias ele estava em um estado deplorável.
Talvez você tenha o mesmo desejo de Jó: voltar no tempo e regressar ao passado. Você fica lembrando dos erros que cometeu, das pessoas que perdeu, daquilo que estragou a sua vida e pensa que seria outra pessoa caso essas situações não tivessem ocorrido. Você já pediu perdão a Deus, no entanto não consegue se perdoar e essa culpa que você carrega faz com que você desperdice o seu tempo, pois o tempo não anda para trás, somente para frente.
Jó disse essas palavras, mesmo sem entendê-las, e depositou toda a sua confiança em Deus. Assim, ele teve a sua recompensa, como está escrito: “E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro” (Jó 42.12). Não foi possível que ele voltasse no tempo, mas, pela Fé, ele teve o seu último estado melhor do que o primeiro. Da mesma forma, Deus não faz ninguém voltar ao passado, porém Ele deseja que a vida da pessoa seja muito melhor do que antes. Mas, para que isso aconteça, é preciso crer e agir.
Portanto, você que está caído e carregando um peso por suas falhas, entenda que voltar no tempo não é possível. Contudo é a Palavra que está mostrando que Deus fará muito mais agora do que você já presenciou um dia. Basta você confiar, assim como fez Jó. Não pense, então, que a sua vida acabou porque as coisas passaram. Deixe tudo para trás e direcione a sua vida para a direção de Deus.