A pandemia de Covid-19 pode estar chegando ao fim na Europa
Veja os fatores que fizeram a OMS chegar nessa conclusão
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia de Covid-19, que se alastrou pelo mundo há dois anos, pode estar chegando ao fim na Europa.
Muitos países do continente europeu já estão tirando a obrigatoriedade das restrições impostas devido à variante Ômicron. A exemplo da França que dispensou o uso de máscara ao ar livre. E, também, Portugal que deixou de exigir o teste negativo para coronavírus aos que chegam no país e possuem o certificado de vacinação.
“Assim que a onda da Ômicron diminuir, haverá imunidade geral por algumas semanas ou alguns meses, seja por causa da vacina ou porque as pessoas ficarão imunes devido à infecção, além de uma diminuição devido à sazonalidade”, afirmou Hans Kluge, diretor regional da OMS para a Europa, à agência de notícias global AFP.
Ainda não é o fim
Os fatores que levam a OMS a acreditar no fim da pandemia nos países europeus se referem à quantidade de pessoas vacinadas ou que adquiriram a imunidade pela infecção. Bem como, a chegada do fim do inverno no hemisfério norte e a menor gravidade da doença com a Ômicron.
Contudo, isso não significa que a pandemia irá terminar no mundo. E a OMS reforça a necessidade da distribuição de vacinas nos países carentes. Assim como a importância de convencer a população que ainda rejeita a vacina. Inclusive, os não vacinados são os que formam a maioria dos casos mais graves da doença em todo o mundo.