A pandemia e a evasão escolar

Número de estudantes que abandonou as aulas aumentou em todo o Brasil

Imagem de capa - A pandemia e a evasão escolar

Um dos setores fortemente afetado pela pandemia do novo coronavírus foi a educação. Em 2020, o número de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos fora da escola passou para 1,5 milhão. A suspensão das aulas presenciais, somada à dificuldade de acesso à internet e à tecnologia, entre outros fatores, fez com que esse número aumentasse ainda mais. Somados a eles, 3,7 milhões de crianças e adolescentes da mesma faixa etária estavam matriculados, mas não tiveram acesso a nenhuma atividade escolar, seja impressa ou digital e não conseguiram se manter aprendendo em casa. No total, 5,1 milhões ficaram sem acesso à educação no ano passado.

Os dados estão compilados em estudo do Unicef (Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para Infância), intitulado “Enfrentamento da cultura do fracasso escolar”, divulgado em janeiro deste ano.

Investindo no Futuro

Para ajudar a mudar esse quadro, o Projeto EducaAção tem realizado ações em todo o Brasil para resgatar as crianças que por algum motivo pararam de frequentar a escola.

Em Várzea Paulista, região metropolitana de São Paulo, por exemplo, os voluntários do grupo são acionados pelos diretores e gestores da educação local e visitam as casas para verificar o motivo das faltas. De acordo com a Prefeitura local, uma média de 2 a 4 alunos em cada escola da cidade abandonaram as aulas, desde o início da pandemia.

O responsável regional pelo trabalho, Marcus Uchôa, informa que no final de 2020 já acontecia esse tipo de busca. Porém foi neste ano que as ações se intensificaram.

“No momento, realizamos essas buscas semanalmente, de acordo com a disponibilidade do voluntariado. Também começamos um trabalho de assistência social, com doações de cestas básicas, itens de higiene, entre outros”, conta.

Em todo o Brasil, mais de 32 mil famílias de alunos foram beneficiadas pelas doações do projeto.

Conheça o projeto EducaAção

projeto EducaAção tem como objetivo valorizar o profissional da educação. Além disso, levar ações para melhorar os relacionamentos pessoais e o ambiente de trabalho, por meio de palestras e atividade de conscientização. Quer saber mais sobre o projeto e como participar dele? Então, acesse o Instagram oficial ou o canal no Youtube.

imagem do author
Colaborador

Rafaella Rizzo / Fotos: Getty Images - Cedidas