A pandemia está afetando o sono e os sonhos da população

O número de casos de insônia aumentou e os pensamentos durante o repouso tiveram maior conteúdo emocional de raiva e tristeza

Imagem de capa - A pandemia está afetando o sono e os sonhos da população

A pandemia está afetando a vida da população do mundo todo, em diversas áreas como social, econômica e comportamental. Inclusive, no que diz respeito a um momento pontual da rotina das pessoas, o sono. O número de casos de insônia aumentou neste período. Além disso, uma pesquisa recente mostrou que os sonhos tiveram maior conteúdo emocional de raiva e tristeza.

Em 2019, a neurocientista Natália Bezerra Mota, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), desenvolveu um aplicativo para coletar sonhos de maneira remota, com o objetivo de fazer o acompanhamento de pessoas que não tivessem acesso a redes de apoio à saúde mental. Ela comparou esses dados com os coletados durante o primeiro mês de pandemia.

O estudo “Sonhos durante a pandemia de Covid-19: a avaliação computacional de relatos de sonhos revela sofrimento mental relacionado ao medo de contágio” coletou mais de 200 relatos de voluntários, entre março e abril de 2020. Alguns deles mostraram sinais de sofrimento em relação ao isolamento, com mais dificuldade de manter as relações sociais.

Aumentam os casos de insônia

Também aumentaram os casos de insônia durante a pandemia. Essa condição é um mal que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Médicos especialistas no assunto recebem cada vez mais pacientes com o problema durante este período. Entre os principais motivos estão a preocupação com a pandemia e até o maior número de horas em frente a aparelhos eletrônicos.

Países como Grã-Bretanha, China e Grécia, por exemplo, também apresentam casos de pessoas com problemas de sono e crises de insônia.

Assista à matéria sobre o assunto exibida no “Fala Brasil”, da Record TV:

Combata esse e outros problemas

A insônia, assim como a ansiedade, a depressão entre outros males emocionais, é uma condição originada na alma de quem está aflito e sofrendo com sentimentos de medo e tristeza. Por isso, é necessário que a pessoa busque, também, ajuda espiritual.

Se você está passando por uma situação semelhante ou alguém da sua família, participe, ainda hoje, de um encontro de fé e fique livre de tudo o que impede a sua paz e de seus familiares.

Todas as sextas-feiras acontece a Sessão do Descarrego. Nessa reunião você vai aprender a combater todos os problemas de ordem espiritual e ainda receberá forças para superar todas as adversidades da vida. Dê um ponto final a sua dor. Busque pela libertação total.

No Templo de Salomão, as reuniões acontecem às 7h,10h, 12h,15h e às 20h. Você também pode participar em um templo da Universal mais próxima de sua casa. Clique aqui e veja o endereço.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images